Parque da Juventude recebe mais de um milhão de visitantes

Área ganhou um monumento do governo de Castilla e León, da Espanha, em homenagem aos brasileiros que fazem a rota de peregrinação na cidade de Santiag

ter, 05/08/2008 - 19h22 | Do Portal do Governo

Sempre com uma forte programação para o lazer, o esporte, a cultura, o entretenimento e também para o turismo, o Parque da Juventude, localizado na Zona Norte da capital paulista, é espaço para todos os gostos e atividades.

O Parque da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo destacou-se na região ao mudar a paisagem da Zona Norte quando substituiu a Casa de Detenção do Carandiru por uma grande área verde de 240 mil metros quadrados, que oferece inúmeros equipamentos para a população paulistana.

“Num comparativo, entre os meses de janeiro a julho de 2007, o público era pouco mais de 600 mil visitantes. Já no mesmo período desse ano, os números ultrapassam um milhão de pessoas que se integram às diversas programações do Parque” informa o secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva.

Para Paulo Pavan, diretor do parque, “o sucesso deste afluxo de visitantes, em especial, nos finais de semana, está na escala de eventos que vai desde práticas de Arvorismo e Alpinismo, campanha de esclarecimento das hepatites virais, e detecção do vírus da hepatite C, mediante aplicação de testes rápidos, com respostas imediatas até um simples piquenique familiar”.

É importante destacar que a área esportiva possui dez quadras, pistas de skate, patins e corrida. Já a área recreativa tem aproximadamente 95 mil metros quadrados de área verde, com jardins, bosques, árvores ornamentais e frutíferas, e o terceiro espaço oferece uma estrutura e programas culturais como cursos, concertos e exposições. Além de escolas de tecnologias e de artes inaugurada há pouco pelo governador José Serra. Um novo Projeto que já rendeu bons frutos é o Taekwondo no Parque da Juventude. Representando o Parque, a atleta Talita Rodrigues de 17 anos trouxe o título do Campeonato Brasileiro de Taekwondo para São Paulo. Atualmente o projeto conta com 180 alunos em diversas faixas etárias.

Em junho, para homenagear os milhares de visitantes brasileiros que fazem a rota de peregrinação na cidade de Santiago de Compostela, o governo de Castilla e León, da Espanha presenteou o Estado de São Paulo com o ‘Monumento ao Peregrino’  e o local foi exatamente dentro do Parque da Juventude. Trata-se da escultura de um peregrino em bronze, – uma réplica da escultura situada em São Marcos de Léon – que se constitui em mais um atrativo cultural para os visitantes do Parque. “Agora, os 120 mil visitantes que comparecem ao Parque da Juventude, todos os meses, poderão usufruir desta obra de arte que engrandece culturalmente nossa área localizada no coração de São Paulo”, finaliza o secretário.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

(C.C.)