Parque da Água Branca comemora 80 anos

Exposição, exibição de filme e atrações de dança e de música começam se estendem durante todo o mês de junho

sáb, 06/06/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

O Parque Dr. Fernando Costa, mais conhecido pelos paulistanos como Parque da Água Branca, iniciou no sábado, 6, as comemorações de seus 80 anos, completados no dia 2 de junho.

A solenidade de abertura aconteceu no auditório Paulinho Nogueira, em frente à arena principal. No evento, estiveram presentes o secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, e a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural (Fussesp), Monica Serra, além de outras autoridades, freqüentadores do local e representantes de entidades e instituições ali instalados. A programação comemorativa segue até o final do mês.

Para demonstrar que o Parque mantém o caráter rural que lhe deu origem, órgãos da Secretaria de Agricultura farão uma exposição de suas atividades – a mostra “Semeando o Parque”. Serão representados os institutos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Coordenadoria da Assistência Técnica Integral (Cati), do Escritório de Defesa Agropecuária São Paulo e da Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Desde janeiro deste ano, o acervo do Centro Histórico e Pedagógico da Agricultura Paulista passa por um importante trabalho de resgate de seus arquivos.

Além da mostra fotográfica, será exibido um filme, “A pecuária em S. Paulo”, produzido no dia da inauguração do Parque, há 80 anos. A película é o primeiro de uma série de restauros que serão feitos para preservar a memória relacionada à agricultura paulista.

Nos pavilhões e arena de eventos, apresentações musicais e danças agitarão os visitantes, das 9 às 18 horas. Essas atrações, bem como a exposição de fotos e apresentação do filme, começaram no sábado e seguem em todos os finais de semana de junho.