Parque Capivari de Campos do Jordão recebe turistas revitalizado

Área é um dos pontos turísticos mais procurados durante a temporada de inverno

qui, 17/07/2008 - 16h08 | Do Portal do Governo

Com o frio e a programação do Festival Internacional de música erudita, Campos do Jordão vira uma festa durante o inverno. Com  cerca de 50 mil habitantes, na alta temporada a cidade é tomada por meio milhão de visitantes. Junto com eles sobem a serra shoppings, restaurantes, cafés e muitas baladas. Para melhor receber tanta gente, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), ligada à Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, restaurou todo o Parque do Capivari – ponto de encontro, e um dos lugares mais freqüentados pelos turistas. Além do projeto de paisagismo implantado no parque, que também incluiu itens de acessibilidade, as novidades incluem a revitalização da antiga estação da Estrada de Ferro.

Mantendo a identidade original, foram construídas uma rampa que dá acesso ao parque pela rua Diogo de Carvalho no centro de Capivari, e outra rampa de acesso para a antiga estação, que hoje, expõe obras de artistas plásticos regionais, como Ditinho Joana, Sidnei Costa, Ricardo Valise, Neila Cardoso, Marcela Oliver, Fátima Gomes, Christina Lehrman Cesar e Andreia Rodrigues.

“Essas obras de infra-estrutura são para melhor atender os turistas”, afirma o secretário Claury Alves da Silva. Ele a acrescenta que, de janeiro a junho deste ano, a Estrada de Ferro Campos do Jordão já disponibilizou seus equipamentos turísticos para cerca de 110 mil visitantes.

Os trabalhos de revitalização não param por aí. Segundo o diretor da EFCJ, Silvio Camargo, há também a previsão de reativação da antiga estação ferroviária. “Já trouxemos os trilhos novamente à estação, além de criar o Memorial da EFCJ  que contará, por intermédio de exposições, os quase 100 anos de sua história”, explica Camargo. “Todos programados para o próximo ano”, finaliza. 

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

(I.P.)