Parque Agrotecnológico de Barretos recebe investimentos de R$ 400 milhões

Objetivo do parque promover o avanço tecnológico sustentável e fortalecer a atividade econômica da região

ter, 30/03/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento Geraldo Alckmin, assina nesta terça-feira, 30, a liberação de recursos para o projeto de estruturação do Parque Agrotecnológico de Barretos (AgroTechPark). No total, serão investidos R$ 400 mil para a realização dos trabalhos. Voltado às áreas de pesquisa e desenvolvimento no setor agropecuário, o AgroTechPark tem como objetivo promover o avanço tecnológico sustentável e fortalecer a atividade econômica da região – considerada o maior polo de produção agropecuária do Estado.

O projeto de estruturação do AgroTechPark contempla a formulação do Plano de Ciência e Tecnologia, que irá definir o perfil temático de atuação e os serviços que serão oferecidos pelo Parque Agrotecnológico de acordo com suas vocações regionais. Além disso, serão traçados o Plano Urbanístico Básico e o Projeto Arquitetônico da área total do parque, em articulação com os proprietários das áreas contíguas ao terreno da prefeitura onde será instalado o núcleo do complexo. Os estudos também servirão para elaborar estratégias de cooperação entre as instituições de C&TI envolvidas e desenvolver o Plano de Marketing institucional do empreendimento, além de elaborar o Plano de Negócios e formatar a entidade gestora com o núcleo gestor e o Comitê Executivo.

Sobre o AgroTechPark

O complexo do Parque Agrotecnológico de Barretos será implantado em uma área de 1 milhão de metros quadrados, localizada na Estrada Municipal Pedro Vicentini, próximo ao aeroporto estadual Chafei Amsei. O local abrigará instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, empresas incubadas, entidades públicas, infraestrutura hoteleira, centro de convenções, feiras e negócios.

Dentre as atividades do parque destacam-se: aprimoramento de produtos cárneos e à base de leite; programas de qualidade de alimentos; melhoramento genético bovino, técnicas de inseminação artificial e transferência de embriões; pastos e suas tecnologias; integração entre agricultura e pecuária; técnicas de manejo, rastreabilidade e implantação de chips; controle de resíduos de medicamentos.

O projeto é uma ação conjunta do governo estadual com a Prefeitura de Barretos, o Centro Universitário da Fundação Educacional (Unifeb) e o Instituto Barretos de Tecnologia (IBT). O credenciamento provisório do AgroTechPark no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) foi assinado em dezembro de 2009.

Sobre o SPTec

O governo do Estado de São Paulo criou o SPTec para dar apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica. Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral).