Paredes da estação Guaianazes recebem intervenções artísticas

Colagens de xilogravura começam a ser aplicadas na próxima segunda, 18

qui, 14/06/2007 - 12h35 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, 18, as artistas Cleiri Cardoso e Yili Rojas farão uma intervenção artística nas paredes da Estação Guaianazes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A partir das 10 horas, elas aplicarão colagens de xilogravuras no local, dando continuidade as atividades iniciadas durante a Virada Cultural, quando as estações Lapa A e Luz acolheram as manifestações.

Para a montagem, será utilizado metil celulose, cola que é facilmente retirada com água, sem danificar a parede. A idéia é que os trabalhos fiquem expostos por pelo menos 30 dias, até que se deteriorem naturalmente.

Além disso, a dupla distribuirá uma publicação gratuita organizada por elas. Intitulada De trem, a obra reúne, em suas 24 páginas, poemas, contos, linóleos, tipografia e gravuras em metal.

Cidade Expandida

A intervenção faz parte do projeto Cidade Expandida, idealizado por Cleiri Cardoso e Yili Rojas, e que foi premiado pelo PAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, em 2006. Desde dezembro do ano passado, as artistas plásticas vêm registrando em desenhos, textos e fotografias a movimentação dos trens. Ao percorrer as seis linhas da CPTM, a dupla conheceu não só os pontos extremos da metrópole, como também visitou os pátios e áreas internas da companhia.

A partir do material levantado nesse período, as artistas criam um conjunto de imagens, códigos e palavras que se transformarão em xilogravuras de grande formato. Para expô-las, elas estão confeccionando uma caixa de madeira gigante. Com o formato retangular, medirá 3,0 x 6,0 x 3,5h, e será montada no Espaço Cultural CPTM, na Estação Brás, em julho. O público poderá interagir percorrendo este espaço fechado para ver a obra.

SERVIÇO

Projeto Cidade Expandida – Colagem de xilogravuras

Local: Estação Guaianazes

End.: Av. Salvador Gianetti, s/n° – Jd. Lourdes.

Data: 18/06, segunda-feira, às 10 horas

Da CPTM