Pareceria: Senai forma profissionais para o setor metroferroviário

A escola, mantida em parceria com a CPTM, é a única no país a preparar mão-de-obra especializada para o setor

sex, 18/08/2006 - 19h43 | Do Portal do Governo

O Centro de Formação Profissional “Engº James C. Stewart” – CPTM/SENAI acaba de formar mais 37 técnicos dos setores de Transporte sobre Trilhos, Eletroeletrônica e Mecânica. A escola é a única no país a preparar mão de obra especializada para o setor metroferroviário e está equipada com tecnologia de última geração para os alunos aprenderem, na prática, tudo sobre operação dos trens.

A unidade está instalada no bairro da Lapa há 54 anos e há 46 é mantida graças a uma parceria entre a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Senai (Serviço Nacional da Industria). Desde então, já capacitou mais de dois mil técnicos. Em 2005, dos 58 formandos, 26 foram contratados pela CPTM. Os desta turma ficarão em um cadastro de espera para futuras possibilidades na companhia ou à disposição do mercado externo.

Os alunos têm à disposição laboratórios de informática, desenho técnico, metrologia, hidráulica, pneumática, motor de combustão interna, e outros itens que compõem o sistema ferroviário. O centro ainda conta com uma via permanente didática (trilhos, brita, dormentes, rede aérea e carro ferroviário) e um simulador de sinalização para aulas práticas.

Com a conclusão, todos tornam-se profissionais tecnicamente capacitados para requerer o registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-SP) e trabalhar nas empresas fornecedoras de componentes para o setor metroferroviário, operadoras de carga e transporte de passageiros.

Mulheres no mercado

Em 2003, a escola viu aumentar em 100% o número de mulheres matriculadas nos cursos técnicos oferecidos pela empresa, com o ingresso de 22 novas alunas, contra 11 em 2002 e apenas seis em 2001. No ano de 2004, entraram 12 jovens e no ano passado 21. Dos alunos do programa Aprendiz, 13% também são do sexo feminino.

Reconhecimento

No final de 2004, com o projeto “Simulação Como Recurso Didático no Ensino Técnico Profissional Metroferroviário”, o Centro de Formação Profissional foi premiado pela Fundação VITAE (entidade patrocinadora do Programa de Apoio ao Ensino Técnico), com uma bolsa, no valor de R$ 429.925,00.

A aplicação do recurso financeiro se concentrou na adequação de laboratórios, aquisição de softwares, equipamentos, modernização de biblioteca e videoteca, entre outros. Este investimento possibilitou a aquisição de um simulador de centro de controle operacional, que já está sendo utilizado não só pelos alunos aprendizes, mas também pelos empregados em treinamento e capacitação profissional.

Seleção

Como a escola qualifica profissionais na faixa etária de 16 a 18 anos, os interessados precisam comprovar Ensino Médio concluído ou em curso (2º ou 3º ano). O processo seletivo é composto por três etapas (prova de conhecimentos teóricos, avaliação de perfil profissional e avaliação médica).

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos