Parcerias internacionais consolidam importância do Festival de Inverno

Evento será realizado de 30 de junho a 29 de julho e terá cerca de 60 concertos

qua, 02/05/2012 - 20h06 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez à frente do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, a Fundação Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) lançou nesta quarta-feira, 2, a programação da 43ª edição do evento na Sala São Paulo. Com caráter pedagógico, a Osesp fechou um convênio com quatro instituições internacionais de música: a Royal Academy of Music, de Londres, o Conservatório de Amsterdã, o Conservatório Real de Haia e Peabody Institute, dos Estados Unidos.

“Foi uma estratégia muito interessante, que vai permitir a dinamização das relações entre nosso meio musical com alunos, professores e músicos de outros países, o que é sempre muito estimulante. Vai trazer para a programação do Festival essa atração extra, que são as apresentações desses grupos musicais, e consolidar a importância do Festival no cenário mundial como uma referência dessa área”, destacou o secretário da Cultura, Marcelo Araújo.

O festival, que acontece de 30 de junho a 29 de julho, terá a direção artística de Arthur Nestrovski, a direção executiva de Marcelo Lopes e a direção pedagógica de Cláudio Cruz. O evento contará com 115 bolsistas (de 14 a 30 anos), cerca de 25% deles estrangeiros. As inscrições para os estudantes ficam abertas até 15 de maio. “A Fundação Osesp, que estreia na organização do Festival, segue a mesma linha pedagógica aplicada na Academia da Osesp, com uma orientação intensiva voltada à prática orquestral qualificada”, afirma o diretor-executivo, Marcelo Lopes.

Nomes como o maestro dinamarquês Thomas Dausgaard, a regente norte-americana Marin Alsop, o regente inglês Sir Richard Armstrong, o costa-riquenho Giancarlo Guerrero, a cantora soprano Susanne Bernhard, o violoncelista Johannes Moser e o pianista Nelson Freire, são destaques do evento.

As informações completas do evento e as inscrições para os bolsistas de 2012 estão disponíveis na página do Festival na internet.

Do Portal do Governo do Estado