Parcerias ampliam ação social no Jardim Ângela

Criação do Espaço Esperança une Governo do Estado, Unicef, Instituto Sou da Paz e Rede Globo

seg, 23/07/2001 - 15h04 | Do Portal do Governo

Criação do Espaço Esperança une Governo do Estado, Unicef, Instituto Sou da Paz e Rede Globo

Combater a violência oferecendo mais atividades culturais e de lazer a crianças e adolescentes é o objetivo do programa Espaço Criança Esperança Jardim Ângela. O programa será desenvolvido por meio de convênio assinado nesta segunda-feira, dia 23, entre o Governo do Estado, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o Instituto da Paz e a Rede Globo. A iniciativa amplia a ação social que o Governo do Estado já vem realizando no bairro, por meio do Clube da Turma do M’Boi Mirim, administrado pelo Serviço Social Bom Jesus de Piraporinha. No local, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social realiza atividades sócio-educativas, culturais, esportivas e de capacitação profissional para jovens.

O governador reafirmou a importância das parcerias na busca da solução para os problemas sociais; destacou a ação e a participação da comunidade local como fator de fundamental importância para o êxito do trabalho. Ele falou ainda sobre a necessidade de investir no futuro de São Paulo e do País. “Este é um lugar importante porque o Clube da Turma presta um trabalho social em uma região que realmente necessita, ajudando a manter jovens o maior tempo possível em atividade”, disse, elogiando a experiência do grupo que hoje já desenvolve trabalhos sociais na área.

“São Paulo é uma cidade que tem os pés em dois mundos: um no primeiro mundo pela alta tecnologia; e o outro no terceiro mundo devido às grandes carências sociais. Para acabar com estas carências o melhor investimento é no futuro, ou seja, em jovens e crianças”, disse o governador ao assinar o protocolo que permitirá ampliar o espaço do trabalho social na região.

O convênio possibilitará a otimização do espaço para que o atendimento feito pelo Clube da Turma passe dos atuais 900 adolescentes para dois mil jovens. Nos primeiros 12 meses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, destinará recursos de R$ 1,066 milhão, além do espaço físico. “Além da ampliação, o espaço irá organizar a articulação de todos os programa sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência na região”, informou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social. Ele lembrou a importância de trabalhar com os jovens do Jardim Ângela, bairro que tem o segundo maior número de homicídios na Capital e que concentra indicadores sociais abaixo da média paulistana em relação à saúde, à educação e à renda.

O secretário explicou também que as doações arrecadadas pela Rede Globo neste ano com o Projeto Criança Esperança, no valor de R$ 699 mil, foram repassadas para o Unicef, que aplicará essa quantia no Clube da Turma.

Jair Cordeiro Grava, representante do Unicef, definiu a assinatura do convênio como um momento histórico, pelo valor da iniciativa. “Promover uma parceria como essa é algo imponente, rico e promissor que nos leva à realização de um bem maior que é o de oferecer aos nossos jovens a oportunidade de desenvolver todo seu potencial”, disse. Segundo ele, o programa está baseado em conceitos científicos que consideram o lazer não apenas um direito, e que o lazer orientado é uma atividade formadora do caráter, que possibilita ao jovem perceber a importância do trabalho, do respeito aos limites sociais e da convivência social.

Para o diretor executivo do Instituto Sou da Paz, Deniz Fernando Mizne, o programa deverá servir de modelo para novas políticas públicas que transformem São Paulo e a tornem uma São Paulo de Paz. “Queremos contribuir para a formação dos jovens do Jardim Ângela para que eles mudem o quadro atual do bairro somente conhecido por fatos trágicos”, afirmou.

Beatriz Kotlhar, diretora de Projetos Sociais da Rede Globo, disse que o convênio é um fato inovador e um modelo, já que é formado por parceiros como a sociedade civil e o Estado. “Esperamos que isso inspire novas iniciativas empresariais e de política pública no atendimento da criança e do adolescente, porque nosso futuro depende disso”, observou.

O representante do Serviço Social Bom Jesus de Piraporinha, Zacarias Camelo comemorou a iniciativa. “Pela primeira vez, o Jardim Ângela está no centro das atenções não pelos problemas, mas pelas notícias boas”, disse. Ele acredita que este trabalho dará frutos em curto espaço de tempo.