Parceria possibilitará economia em conjuntos habitacionais

As ações previstas estimam economia de, no mínimo, 2 mil megawatts por ano

qua, 28/05/2008 - 9h10 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Bandeirante Energia assinaram convênio para a realização de projetos e ações que permitam uso eficiente de energia elétrica em moradias populares da empresa em Mogi das Cruzes. Com o acordo, 1.680 apartamentos do Conjunto Habitacional Mogi das Cruzes I, no distrito de Cezar de Souza, terão aquecimento solar instalado para substituição de chuveiros elétricos e lâmpadas fluorescentes compactas de alta eficiência energética e luminosidade. O objetivo é reduzir o consumo durante o horário de pico do sistema elétrico.

As ações previstas no convênio estimam economia de, no mínimo, 2 mil megawatts por ano nos conjuntos. O prazo para a realização do projeto e das ações é de um ano a partir do fornecimento, pela CDHU, de informações técnicas, plantas e cadastros para a Bandeirante Energia. O protocolo de cooperação entre as companhias foi assinado em 28 de março, baseado no Programa de Eficiência Energética (PEE) da Bandeirante e na regulamentação estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo o secretário da Habitação, Lair Krähenbühl, a parceria vai beneficiar, ao longo de quatro anos, mais de 4,8 mil famílias. “Nossa intenção é estender esse tipo de acordo para muitas cidades. Os novos conjuntos habitacionais já serão construídos com aquecedor solar, além de outras melhorias, como revestimento em pisos e azulejos e medição individualizada do consumo de água. Queremos oferecer atendimento integral aos mutuários da companhia”, ressaltou.

A Bandeirante assumirá todos os custos do projeto e dos serviços de instalação, o que significa que nenhum valor será repassado aos moradores. A estimativa da companhia energética é dotar 1,2 mil unidades por ano com aquecimento solar e iluminação econômica. Para o diretor comercial da Bandeirante Energia, Paulo César Corrêa Soares, a parceria reduzirá consideravelmente o custo da energia para os mutuários da CDHU.

A parceria Bandeirante/CDHU tem ainda caráter educacional. Ações e eventos para conscientização e orientação sobre o uso eficaz e seguro de energia elétrica fazem parte do programa. Serão enfatizadas outras medidas que ajudam a reduzir o valor da fatura dos consumidores.

Da CDHU