Parceria leva estudantes a mostra sobre o Japão

Mais de 5 mil estudantes poderão conhecer mostra inédita no Museu de Arte Moderna MAM

dom, 27/04/2008 - 9h28 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação fechou parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM) para levar 5.120 estudantes, de 43 escolas estaduais, à exposição Quando vidas se tornam forma: um diálogo com o futuro – Brasil-Japão. A parceria faz parte do Projeto Viva Japão e integra as ações do governo estadual para as comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil. Além dos estudantes, 256 professores poderão conferir a mostra. As datas estão marcadas: 29 e 30 de maio. O objetivo é oferecer subsídios às escolas participantes do programa para a promoção da cultura japonesa.

A proposta da exposição é estabelecer diálogo entre artistas brasileiros e japoneses. Os alunos e professores poderão ver, por exemplo, o Luxdelix – vestido confeccionado com sacos de lixo pelo artista Jum Nakao, ao lado do A-Poc inside, de Issey Miyake. A mostra apresenta obras de 38 artistas: 19 do Brasil e 19 do Japão, que atuam em arquitetura, moda e design.

Viva Japão – O Viva Japão começou em março do ano passado e abrange 400 escolas do Estado, num total de 300 mil estudantes. Na sala de aula, eles trabalham com a cultura, as tradições, a história e a língua japonesas. As contribuições do Japão nas áreas de educação, tecnologia, agricultura e mercado de trabalho são também objeto de estudos.

Para as crianças do ensino fundamental, as atividades incluem brincadeiras, cantos infantis, histórias, mitos e lendas do Japão. Para os jovens do ensino médio, a proposta é a realização de atividades em torno do tema Qualificação para o trabalho no Brasil atual. A ação pedagógica encerra diversas disciplinas curriculares na pesquisa, ou seja, documentação e sistematização de informações que dêem aos alunos a chance de conhecer diferentes áreas de trabalho no mercado brasileiro.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

(S.M.)