Parceria inovadora para monitoramento ambiental aéreo do Estado de SP

Acordo prevê a participação dos pilotos de helicóptero como fiscais da natureza no Estado

ter, 30/09/2008 - 17h15 | Do Portal do Governo

Com a segunda maior frota do mundo, com 484 helicópteros registrados e quase 20 mil viagens em 2007, a cidade de São Paulo só perde para Nova York em número de aeronaves. Agora, os helicópteros paulistas estarão a serviço do meio ambiente. Uma idéia desenvolvida pelo Instituto Ecofuturo, pilotos que sobrevoam o Estado de São Paulo transmitirão informações para a Polícia Militar Ambiental sobre possíveis crimes ecológicos. A ação que deverá receber o nome de “Colibri” tem a participação dos pilotos da Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero – ABRAPHE e da Polícia Ambiental, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. As instituições selam a parceria no próximo dia 1º de outubro, quarta-feira, às 11 horas, no Campo de Marte, na Zona Norte da cidade.

O projeto garantirá que todo o território do Estado de São Paulo seja monitorado. Inicialmente, serão cerca de 60 pilotos participantes que ajudarão a proteger ambientalmente toda a área do Estado. A idéia é que durante os vôos os pilotos transmitam informações para a Polícia Ambiental, sobre possíveis ações de degradação ambiental.

A parceria acontece justamente quando a SMA aperfeiçoa o seu Disque Ambiente – 0800 11 35 60 – para receber denúncias de crimes ambientais. O serviço, que no primeiro semestre recebeu mais de 40 mil ligações, passa a atender 24 horas por dia, todos os dias da semana, com atendimento feito por especialistas da área ambiental e com um menu simplificado, para não confundir o cidadão que quiser fazer uma denúncia. Desmatamento, queimadas, fumaça preta, emergências químicas, comércio e criação ilegal de animais silvestres, são alguns dos crimes que podem ser denunciados pela população. Os pilotos “fiscais da natureza” receberão treinamento para a identificação de possíveis crimes ambientais e para que eles acompanhem a efetividade dessa ação, mensalmente será enviado um relatório para ABRAPHE, mostrando os resultados da operação.

Da Secretaria do Meio Ambiente