Parceria inédita beneficia internos da Fundação CASA

Projeto Amigos da Casa une Governo do Estado e entidades civis

qui, 29/05/2008 - 14h44 | Do Portal do Governo

Atualizada às 19h30

Depois da apresentação de três jovens músicos da orquestra Bachiana Jovem, com regência do maestro João Carlos Martins, na sede da Secretaria Estadual de Cultura, na capital, o governador José Serra firmou nesta quinta-feira, 29, uma parceria inédita com entidades civis para disponibilizar uma série de atividades culturais, desportivas e profissionalizantes aos jovens internos da Fundação CASA.

O projeto, batizado de Amigos da Casa, conta com adesão de 24 entidades públicas, não-governamentais e privadas como a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo),  Senai, Instituto Itaú Cultural, Imprensa Oficial e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

“Essa iniciativa vai ajudar a elevar o nível cultural e aumentar a auto-estima dos jovens para que ganhem mais confiança em si mesmos”, disse o governador José Serra. O governador destacou que a parceria prevê também a capacitação de funcionários da Fundação e que este trabalho é tão importante quanto as ações que envolvem diretamente os internos.

O secretário estadual da Cultura, João Sayad, destacou o fato de que as 24 instituições que abriram as portas para os meninos e meninas da Fundação CASA receberam a iniciativa com muito empenho. “Trata-se de um trabalho de grande relevância, pois entendemos que a experiência da arte é um ingrediente indispensável para a vida humana”, disse ele.

Titular da secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, à qual está ligada a Fundação CASA,  Luiz Antônio Marrey também considera bem-vinda a ajuda dos Amigos da Casa e lembrou que, em sua concepção, a tarefa de ressocializar o jovem infrator é de toda a sociedade, não só do poder público.

A previsão é que a parceria comece nas próximas semanas e o número de conveniados cresça gradativamente. “O momento simboliza o esforço que a Fundação Casa vem fazendo no sentido de permitir que a sociedade participe do trabalho que fazemos com os adolescentes no Estado de São Paulo”, afirma a presidente da Casa, Berenice Giannella.

Somente com o Senai, o convênio prevê cursos de capacitação profissional e empreendedorismo para os adolescentes. A medida vai beneficiar ainda os funcionários da Fundação Casa que atuam no ensino profissionalizante. Grande parte deles será capacitada.

No caso do Itaú Cultural, os adolescentes terão acesso ao acervo do instituto e poderão participar de oficinas, shows e mostras de cinema. O instituto também fornecerá materiais para a formação e ampliação de bibliotecas das unidades da Fundação.

 Já a Imprensa Oficial do Estado, terá como missão distribuir material de formação a funcionários e parceiros da Fundação Casa e, principalmente, publicações didáticas aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. A empresa estadual também fornecerá a Coleção Aplauso a todas as unidades e publicará um catálogo sobre a memória da instituição.

Segundo Berenice Gianella, o projeto permitirá que os parceiros recebam o Selo Amigo da Casa, que poderá ser usado em documentos e nos sítios da internet. “O selo é um reconhecimento da Fundação CASA àqueles que estão trabalhando conosco nas medidas socioeducativas”, conclui a presidente.

Sobre a Fundação CASA

No Estado, há cerca de 5.500 menores de idade que estão internados em unidades da Fundação Casa. Com a criação da Fundação, a taxa de reincidência criminal caiu de 29% em 2006 para 19,3% no ano passado.

Cleber Mata e Mariana Garbin

(I.P.)