Parceria faz alunos de Araçatuba terem aulas sobre comunicação e cidadania

Projeto mobiliza estudantes no período do contraturno escolar; iniciativa engloba jovens entre 14 e 16 das unidades da rede

seg, 16/03/2020 - 15h38 | Do Portal do Governo

Uma parceria da Diretoria de Ensino de Araçatuba com a Fundação Raízen beneficiará mais de 230 alunos de escolas estaduais da região de Araçatuba, no interior de São Paulo.

Alunos entre 14 e 16 anos das escolas estaduais Professor Aimone Sal, Professor Waldemar Queiroz, Coronel Francisco Prudente Corrêa, Arlinda Pessoa Morbeck e Vicente Barbosa participarão de um curso na fundação sobre diversos temas, como autoconhecimento, protagonismo, comunicação plena e cidadania.

O curso tem duração de doze meses e é dividido em três módulos. No primeiro, “Quem Sou Eu?”, os jovens se olharão de forma diferente, reconhecendo sua história, o que gostam e não gostam de fazer, além dos sonhos. Eles terão informações sobre os direitos e deveres, entre outros.

O tema do segundo módulo é “Quais são meus sonhos?”. Nesse momento, os alunos refletirão sobre as habilidades e competências. No terceiro módulo, os estudantes mergulharão em pesquisas das trilhas, mapearão a região, conhecerão lugares e pessoas e traçarão planos. Os estudantes construirão um plano real.

Inova Educação

A formação vai ao encontro da disciplina Projeto de Vida, que passou a ser obrigatória para todas as escolas da rede estadual nesse ano, seguindo o Inova Educação. Nela, estudantes conversam com professores sobre seus anseios, desejos e sobre o caminho que querem trilhar ao fim do ensino básico.

Os jovens deverão passar pelos processos de observação, compreensão e ação dos temas propostos e terão diversas experiências lúdicas, criativas, reflexivas e contemplativas ao longo da formação, que começou em 2 de março e é realizada nos períodos da manhã e da tarde, sempre no contraturno escolar dos jovens.

Essa é a segunda edição do projeto, que, em 2019, mobilizou 103 alunos.  A Fundação Raízen é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, localizada em Valparaíso e em mais seis municípios: Dois Córregos, Igaraçu do Tietê, Ipaussu, Jaú, Piracicaba e Jataí (Goiás).