Parceria entre Sabesp e fabricantes de hidrômetros beneficia o meio ambiente

Em média, 50 mil medidores de consumo de água usados pelos clientes retornam aos fabricantes para serem reciclados

qui, 31/05/2007 - 10h03 | Do Portal do Governo

Contrato de permuta firmado entre a Sabesp e fabricantes de hidrômetros está trazendo benefícios diretos ao meio ambiente. Desde 2002, ano em que a parceria teve início, todo o material plástico e peças metálicas de velhos medidores de consumo de água – que a Sabesp recebe mensalmente – são reciclados pelos próprios fabricantes.

A Sabesp deixou de separar os diversos tipos de hidrômetros, codificar, desmontar e encaminhar para leilão a sucata gerada pelo produto, poupando tempo, espaço e pessoal para realizar tal procedimento: “Além das vantagens técnicas e financeiras temos ganhos ambientais e operacionais, com grandes benefícios ao poder público, redução de gastos e reversão dos custos em obras e manutenção para atender à população”, ressalta o gerente do Departamento de Desenvolvimento Operacional e de Medidores, Marcelo Fornaziero.

Impacto ambiental – De forma indireta, o contrato de permuta também contribui para o controle do material inservível, que deixa de ser encaminhado aos aterros sanitários, minimizando os impactos causados ao meio ambiente.

Plástico – No caso do plástico, cujo descarte é oneroso, o processo de reciclagem é realizado por empresas certificadas pela ISO 9001 e 14.000, fiscalizadas por órgãos reguladores. Cabe a elas reciclar o plástico, que, triturado, retorna aos produtores que o reaproveitam na produção de novos hidrômetros.

Metal – Já as peças metálicas, os fabricantes utilizam a liga metálica em novos produtos, deixando assim de explorar jazidas de minérios, preservando as reservas de metais nobres, como o cobre e o bronze. Além disso, as peças não retornam ao mercado com qualidade inferior e possibilidade de fraudes. Outra vantagem é o valor que os fabricantes pagam pelas carcaças, 17,6% acima do mercado de sucatas.

Grau de excelência – O gerente de Divisão da Sabesp explica que dos 50 mil hidrômetros recebidos mensalmente pela Sabesp, 5 mil são separados e encaminhados ao laboratório da empresa. Por meio de um sistema de amostragem, o produto é analisado e recuperado: “Nosso laboratório troca as peças velhas e analisa as condições dos antigos hidrômetros nas instalações. Nossa equipe, formada por 25 pessoas (técnicos, engenheiros mecânicos e analista de sistemas) realiza 5 mil processos de recuperação de hidrômetros, 2,5 mil laudos técnicos para clientes e 1,8 mil análises especiais do produto.”

Fornaziero informa que o grau de excelência alcançado pelo laboratório conferiu à Sabesp reconhecimento internacional: “Nossos funcionários viajam para diversas partes do mundo para inspeções e análises técnicas de hidrômetros. Estiveram na Europa, Estados Unidos, Israel e Chile. O próximo país a ser visitado será a China”, orgulha-se.

Marilia Mestriner

Da Agência Imprensa Oficial

(J.H.)