Parceria entre Governo e Prefeitura de SP despolui 42 córregos

Primeira etapa do projeto faz com que mais de 500 litros de esgoto por segundo deixem de ser despejados nos rios Tietê e Pinheiros

ter, 14/04/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab apresentaram dia 24/03 os resultados da primeira fase do programa Córrego Limpo. Graças à iniciativa, 28 córregos foram totalmente despoluídos e outros 14 tiveram seus principais trechos recuperados. O projeto é uma parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Saneamento e Energia e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com a prefeitura da capital.

A primeira fase do projeto, iniciada em março de 2007 e concluída em março deste ano, vai beneficiar cerca de 800 mil pessoas. Mais de 500 litros de esgoto por segundo deixaram de ser despejados nesses córregos e, consequentemente, nos Rios Tietê e Pinheiros. Outros 58 serão despoluídos até o segundo semestre de 2010, totalizando 100 córregos. Ao final, quase quatro milhões de habitantes serão favorecidos pelo programa. Até agora foram investidos cerca de R$ 90 milhões no Córrego Limpo, entre recursos do Governo do Estado e da prefeitura. Até 2010 serão aplicados R$ 440 milhões.

“Despoluir e canalizar córregos é um trabalho fundamental porque significa melhorar a vida das crianças e diminuir a mortalidade infantil. Melhora as condições ambientais e inclusive valoriza os imóveis”, anunciou o governador José Serra ao lado da secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, e do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, na inauguração das reformas do córrego Cruzeiro do Sul, em São Miguel Paulista, na zona leste da capital.

Obras de prolongamento de redes, coletores e interceptores, aumento do número de ligações domiciliares de esgotos, além da manutenção e monitoramento das redes existentes ficam a cargo da Sabesp. Já a Prefeitura de São Paulo fica responsável pela limpeza dos córregos, contenção e manutenção das margens e verificação de eventuais interferências na rede de microdrenagem (bocas-de-lobo e galerias). Também atuará na fiscalização das ligações de esgotos, notificações e multas aos imóveis que não estiverem corretamente ligados à rede coletora e na remoção e reassentamento de residentes em locais que sejam passagem das tubulações de esgotos.

Da Secretaria de Saneamento e Energia/Sabesp