Parceria entre Fatec Mogi Mirim e empresa de TI capacita programadores

Compasso UOL seleciona candidatos para a segunda edição do programa de estágios que será realizado neste ano

dom, 16/08/2020 - 11h55 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPS/Gastão Guedes

Trabalhar com linguagem de programação e desenvolvimento de softwares está entre os principais objetivos de quem faz o curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Mogi Mirim Arthur de Azevedo. Recentemente, dez estudantes da unidade realizaram esse sonho e foram contratados pela Compasso UOL, depois de participarem de um processo de seleção bem diferente.

Os alunos participaram de um programa de estágio e foram desafiados a desenvolver projetos em parceria com as secretarias de Saúde e Segurança Pública do município de Mogi Mirim. O resultado foi a produção de softwares para campanhas de combate à dengue e para armazenamento de dados de ocorrências da Guarda Municipal. São projetos-pilotos que estão sendo validados para posteriormente serem doados à Prefeitura.

O programa da Compasso UOL ocorreu nos meses de abril, maio e junho, com a participação de 20 estagiários da Fatec. Nesse período, as atividades foram realizadas a distância por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus.

A experiência positiva da iniciativa motivou a empresa a implementar outro treinamento ainda este ano. A seleção para a segunda edição acontece neste mês e o resultado será anunciado nos dias 24 e 25 de agosto.

Ineditismo

O diretor da Fatec Mogi Mirim, André Giraldi, ressalta o ineditismo do formato do treinamento da Compasso UOL. “A iniciativa é um case de educação. Os estagiários tiveram oportunidades de aprendizado e de testar na prática o que estão aprendendo no curso. Fizeram capacitações técnicas e receberam certificações que farão diferença na formação profissional deles”, explica.

O educador destacou ainda a qualidade do curso de ADS da Fatec Mogi Mirim que obteve nota 4 e ficou entre os mais bem pontuados no ranking do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), entre as instituições de ensino superior da região de Campinas. Somado à boa formação acadêmica, a área conta com outro fator positivo que é o potencial tecnológico do polo regional formado pelas cidades do entorno.

Além de Mogi Mirim, que abriga a multinacional de TI Grupo Zucchetti, o data center do Itaú e uma cadeia secundária de fornecedores, os profissionais da área de ADS podem trabalhar também em companhias que estão no entorno da cidade como a fabricante de bebidas Ambev, a Kazap (Mogi Guaçu) e a gigante de tecnologia IBM (Hortolândia).