Parceria entre Estado e TJ permite criação do curso Técnico em Serviços Judiciários

Na ocasião, governador formalizou entrega de 44 microônibus a vários municípios paulistas

sex, 29/12/2006 - 18h07 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Celso Luiz Limongi, descerraram na tarde desta sexta-feira (29/12), na sede da Secretaria da Educação, a placa de inauguração da escola Estadual Dra. Maria Augusta Saraiva, na Bela Vista, que passa a sediar o Curso Técnico em Serviços Judiciários, direcionado a funcionários do Judiciário paulista.

Além de ceder o espaço físico, o Governo de São Paulo vai disponibilizar professores do Centro Paula Souza, que ministrarão o curso piloto e inédito no País. O objetivo é capacitar os servidores do Poder Judiciário a partir de fevereiro.

Durante discurso, o governador Lembo destacou a harmonia entre os três poderes em São Paulo. Para Lembo, a integração foi essencial para a assinatura de mais um convênio com o Judiciário.

“O diálogo entre as instituições sempre existiu. Nesse tempo todo, conseguimos manter a autonomia e a independência como determina o bom senso. O Estado de Direito prevaleceu”, observou Lembo.  “Trabalhamos sempre pensando na coletividade paulista”, completou o governador.

Já o presidente do TJ, desembargador Limongi, por sua vez, ressaltou as parcerias firmadas com o Estado nos últimos meses.

“Não pode haver Poder Público sem capacitação profissional e a criação deste curso teve um idealizador chamado Cláudio Lembo. Esta é mais uma amostra de tantos convênios que constituímos com o Executivo”, frisou Limongi.

Curso

Docentes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza elaboraram a grade curricular do novo curso, que tem duração de um ano e meio. Ao todo serão oferecidas 80 vagas no período noturno, com disciplinas divididas em três módulos de aulas teóricas e práticas, num total de 960 horas-aula.

Sobre a escola

A escola foi criada em 1890 com o nome de Grupo Escolar da Bela Vista.  Em dezembro de 1964 passou a chamar-se Maria Augusta Saraiva. Atualmente conta com biblioteca, videoteca, laboratório de informática e salas de leitura, tevê e vídeo.  Atende 700 alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), nos períodos manhã e tarde.

No subsolo ficam as salas de vídeo e de informática, a biblioteca, refeitório, cozinha e duas salas de aula. O prédio, que já abrigou um antigo hospital, foi tombado em 16 de março de 2002.  Atualmente, a rede estadual paulista conta com 150 prédios escolares tombados, construídos entre 1890 e 1920.

Veja a íntegra dos três módulos do curso e o cronograma completo com as disciplinas.

Microônibus

Após a cerimônia, Lembo formalizou a entrega de microônibus escolares destinados a 44 municípios. O Governo do Estado investiu, por meio da Secretaria da Educação, R$ 5,25 milhões. Os municípios beneficiados foram: Aparecida, Arujá, Caçapava, Coroados, Divinolândia, Fartura, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guará, Inúbia Paulista, Juquitiba, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Mogi das Cruzes, Nova Europa, Panorama, Parapuã, Pardinho, Pedrinhas Paulista, Pirapozinho, Pompéia, Presidente Bernardes, Quatá, Salmourão, Santo Anastácio, São Lourenço da Serra, São Luis do Paraitinga, Tabaraí, Tupã, Tupi Paulista, Caraguatatuba, Catanduva, Cravinhos, Dumont, Ibitinga, Luis Antônio, Morungaba, Pradópolis, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, São Roque, Tambaú e Taquaritinga.

Participaram do evento a secretária estadual da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, a diretora do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, prefeitos e representantes dos municípios contemplados com os microônibus.

Cleber Mata