Parceria entre empresas de SP e Canadá são destaque em iniciativa da Fapesp

Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas selecionou três projetos para o desenvolvimento conjunto de tecnologias

seg, 17/09/2018 - 17h43 | Do Portal do Governo

O anúncio dos projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), conta com três iniciativas em parceria entre empresas do Estado e do Canadá para o desenvolvimento conjunto de inovações. Ao todo, a Fapesp auxiliará 63 propostas.

“As empresas do Pipe têm que possuir foco no mercado global para conquistar competitividade mundial”, avalia Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da Fapesp. Os três projetos foram selecionados em chamada de propostas lançada em conjunto com o National Research Council Canada (NRC).

Vale destacar que as iniciativas aprovadas serão financiadas pela Fapesp e pelo Canadian International Innovation Program (CIIP), do governo canadense. A Visiona Tecnologia Espacial, em São José dos Campos, se associará à Tesera Systems, empresa canadense do segmento florestal, no desenvolvimento de tecnologia que utilizará imagens de satélite no monitoramento de árvores.

“Vamos agregar a expertise das companhias. A propriedade intelectual das tecnologias a serem desenvolvidas será compartilhada”, explica Cleber Gonzales de Oliveira, pesquisador responsável pelo projeto.

Teste

Outra proposta aprovada foi o da Genotyping Laboratórios de Biotecnologia, em Botucatu, que, com a canadense Norgen Biotk, desenvolverá um método para isolar e diagnosticar microrganismos do sangue humano. A empresa já teve apoio do Pipe em outros três projetos de pesquisa.

Também a Dentillo e Gavio Identificação e Quantificação Molecular, instalada no Supera Parque de Inovação Tecnológica de Ribeirão Preto, se associou à canadense MJMG Holdings na iniciativa de um teste de ácido nucleico simples, rápido e de baixo custo para diagnóstico da hepatite C viral.

“Parte da tecnologia já está pronta e temos um acordo sobre propriedade intelectual”, salienta Daniel Blasioli Dentillo, sócio-fundador da empresa brasileira. A Dentillo e Gavio já teve apoio da fase 1 do Pipe-Fapesp.

Manufatura

Em cerimônia realizada na sede da Fapesp na última quarta-feira (12), foram anunciados dois projetos selecionados em chamada do Programa Pipe-Pappe Subvenção na área de manufatura avançada. O programa é resultado de acordo firmado entre a Fapesp e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para apoiar o desenvolvimento industrial e comercial de produtos inovadores.

Uma das empresas selecionadas foi a Autaza Tecnologia, em São José dos Campos, que obteve recursos para o financiamento de projeto de inspeção automática de qualidade de carrocerias automotivas.

A outra foi a I.Systems, que terá apoio da Fapesp e Finep para a exploração industrial e desenvolvimento da versão comercial de soluções de controle inteligente de processos. A I.Systems já teve apoio do Pipe para projetos de pesquisa em fase 1, de teste de conceito, e fase 2, desenvolvimento de protótipos.