Parceria entre CDHU e Prefeitura de Americana diminuirá déficit habitacional

Construção de novas moradias, regularização de imóveis e Programa Vila Dignidade estão nos projetos para o municípi

sáb, 12/02/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Restabelecer laços para agilizar o atendimento habitacional no município de Americana foi o principal foco de uma reunião entre o secretário da Habitação e presidente da CDHU, Silvio Torres, e o prefeito de Americana, Diego de Nadai. Eles falaram da possibilidade de construir novas moradias, de regularizar os imóveis e de implantar o Programa Vila Dignidade na cidade.

O prefeito começou a reunião falando da necessidade de regularizar os imóveis, por meio do Programa Cidade Legal, da Secretaria da Habitação. “Temos 17 bairros para serem regularizados por meio do programa, que beneficiará cerca de 11 mil famílias”, disse Nadai, acrescentando que o convênio ainda não foi selado porque a prefeitura não entregou a documentação necessária.

O secretário disse que o objetivo é regularizar o maior número possível de imóveis com o Programa Cidade Legal e afirmou que tanto a Secretaria de Habitação quanto a CDHU estão à disposição para o atendimento. “Essa é uma meta de governo”, frisou Torres.

O prefeito também reivindicou a ampliação 320 moradias, prevista no empreendimento Americana G, para 500, que serão construídas para atender, em especial, as famílias que ganham até três salários mínimos.

Torres solicitou a apresentação do estudo de solo para ver a possibilidade de adequar o espaço a quantidade solicitada. “Se o espaço for adequado vamos construir as 500 unidades. Ele ainda falou que o grande desafio do governo, nesses quatro anos de mandato, será o de atender as famílias de zero a três salários mínimos. “Esse hoje é o nosso grande gargalo”, questionou.

A Prefeitura também ficou de apresentar mais dois novos terrenos: um de 24 mil m² e outro de 43 mil m², para serem analisados e, se aprovados, viabilizarão a construção de novos conjuntos habitacionais. “Estamos aqui para restabelecer os laços, a fim de minimizar o déficit habitacional do nosso município. Essa será a nossa prioridade daqui para frente”, comentou o prefeito.

O secretário, por sua vez, se colocou à disposição e disse que essa parceria com o município é muito importante no sentido de sanar o déficit habitacional, visando melhorar a qualidade de vida da população. “Nossa prioridade é essa parceria com os municípios. Conte com a gente, estaremos sempre abertos ao diálogo”, concluiu.

Da CDHU