Parceria entre CDHU e CPFL levará aquecimento solar a moradias

Seis casas terão sistemas de aquecimento solar para água do chuveiro

qua, 26/11/2008 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e a CPFL Energia assinaram neste mês protocolo de cooperação para promover o uso eficiente de energia elétrica em conjuntos habitacionais de baixa renda. A principal medida prevista é a instalação de sistemas de aquecimento solar para água do chuveiro em 6 mil moradias construídas pela CDHU em municípios da área de concessão da empresa energética.

A CPFL Energia doará e instalará os sistemas de aquecimento solar nas 6 mil habitações e substituirá as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, de alta eficiência energética. Todos os custos do projeto e dos serviços de instalação serão assumidos pela empresa, que deve concluir as obras até 2010. A área de concessão da CPFL Energia abrange mais de 300 municípios.

Estima-se que a parceria possibilitará redução significativa no consumo de energia, principalmente nos horários de pico do sistema elétrico. A tendência é o consumo geral cair em até 30%. No caso do chuveiro, a queda pode chegar a 70%. A parceria prevê também ações e eventos para promover a conscientização e orientar a população sobre o uso eficaz e seguro da energia elétrica. Outra medida prevista é a atualização do cadastro dos consumidores para constatar se estão enquadrados na Tarifa Residencial de Baixa Renda, de acordo com a legislação em vigor.

Novas tipologias – A iniciativa privilegiará os municípios que aderirem ao Programa de Regularização Fundiária Cidade Legal, da Secretaria de Estado da Habitação. Criado em agosto do ano passado, objetiva assessorar e auxiliar as prefeituras na regularização e averbação de parcelamentos de solo e de núcleos habitacionais existentes – públicos ou privados. Em março deste ano, a CDHU assinou protocolo semelhante com a Bandeirante Energia para a instalação de aquecimento solar em 4,8 mil moradias de 28 municípios.

As medidas previstas nesses protocolos estão de acordo com o Programa de Eficiência Energética (PEE), previsto na legislação em vigor e nas resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que regulamentam a matéria. As novas tipologias de construção adotadas pelo governo paulista incluem a instalação de aquecedores solares e de outros itens que contribuam para o uso racional dos recursos naturais. É o caso da medição individualizada de água e da utilização de estruturas metálicas em substituição ao madeiramento dos telhados.

Da CDHU