Parceria em SP capacita 80 pessoas em inseminação artificial de bovinos

Inscrições para o próximo curso do Instituto de Zootecnia já estão abertas; nova turma começa no fim de janeiro

sex, 17/01/2020 - 20h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Agricultura e Abastecimento

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, por meio do Instituto de Zootecnia (IZ), realizou seis cursos de inseminação artificial em bovinos de leite, qualificando tecnicamente 80 participantes. O treinamento é realizado com a parceria da CRV Lagoa e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

O próximo curso será promovido entre 27 a 30 de janeiro, no IZ. As inscrições podem ser confirmadas pela internet. Em quatro dias de curso com aulas teóricas e práticas, a técnica de inseminação artificial possibilita promover o melhoramento genético e produtivo, a padronização do rebanho e o acasalamento corretivo.

O conteúdo aborda as vantagens da prática; anatomia e fisiologia reprodutiva dos bovinos; informações sobre reconhecimento de cio e horário de inseminação artificial; descongelamento e manipulação do sêmen; aprimoramento da técnica; informações sobre manejo e índices zootécnicos; noções básicas sobre programas; noções sobre o aparelho reprodutivo das fêmeas; higiene na prática; treinamento em peças; palpação de cérvix; e manejo do botijão de sêmen.

Os participantes capacitados tecnicamente são certificados para aplicar as técnicas adquiridas. Com o curso, os alunos se mostraram motivados em continuar investindo na área.

Estímulo

A estudante de Medicina Veterinária Maísa Motta avaliou que a iniciativa foi um grande estímulo ao investimento na carreira, ao aprendizado e ao desenvolvimento como produtor rural. “Estou mais segura para continuar os estudos e trabalhar com a área de inseminação artificial”, afirma.

Para o produtor rural Shiguemassa Yamazaki, o conteúdo é muito atual e apresentou inovações importantes na área. “Utilizarei o aprendizado nas ações como produtor e disseminarei a relevância da técnica na atividade agropecuária para outros produtores”, ressalta.

“Por meio de assistência técnica, aplicarei os conhecimentos aos produtores de leite e carne”, destaca o aluno Vitor Hugo Bajji Amaral. Já o técnico agrícola Rafael Gonçalves da Silva salientou que o mercado tem exigido cada vez mais profissionais capacitados para área e o curso pode agregar muito com a técnica aplicada, e o real significado de inseminação artificial. “Pretendo utilizar a técnica nas fazendas e centrais que em trabalharei”, diz.

O coordenador do curso e pesquisador do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro, enfatizou aos participantes que se avaliem o tempo todo ao realizarem a atividade. “Na propriedade, deverão ser verificadas, imprescindivelmente, as anotações zootécnicas e saber o histórico de cada animal, observando ainda se o calendário de vacinação está em dia”, detalha.

Segundo José Ricardo Fachin, médico veterinário da CRV Lagoa, a parceria com o IZ é de fundamental para difundir a técnica de inseminação artificial, tanto para o melhoramento genético da pecuária brasileira e da produtividade do rebanho de leite e corte quanto para o desenvolvimento técnico e profissional de quem trabalha na área.

“A CRV Lagoa é pioneira em curso de inseminação artificial há mais de 47 anos. Com o apoio e parceria do IZ, nossa missão de disseminar o conhecimento ganha força”, declara o médico veterinário.