Parceria cria parque na zona leste de SP

Com 286 mil metros quadrados, o novo equipamento é considerado o maior complexo esportivo da capital

ter, 27/05/2008 - 10h30 | Do Portal do Governo

Atualizada às 14h59

O governador José Serra transferiu na tarde desta terça-feira, 27, o antigo Ceret (Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador) para a prefeitura da capital.  Com a iniciativa, São Paulo terá um novo parque público, o Complexo Esportivo Parque do Trabalhador.

Com 286 mil metros quadrados, o novo equipamento é considerado o maior complexo esportivo da cidade. Localizado no coração do Jardim Anália Franco, no Tatuapé, será a sexta maior extensão arborizada da capital, com mais de 80% da área constituída de bosques. O complexo conta ainda com pistas de corrida e caminhada, ginásio e quadras poliesportivos e uma das maiores piscinas da América Latina. “Com a transferência, a prefeitura vai poder administrar melhor esse parque e vai abri-lo para o uso gratuito de todos”, afirmou o governador José Serra durante a cerimônia.

Até o último dia 19, a área era administrada pela Fundação Ceret e só podia ser utilizada por não-sócios, considerados “visitantes”, mediante pagamento de ingresso no valor de R$ 8 por pessoa. Além disso, a administração cobrava R$ 2 por veículo estacionado nas dependências da Fundação. 

Durante a transição, a gestão será compartilhada entre funcionários que já atuam no local e uma nova comissão nomeada pela prefeitura. A nova diretoria do local já publicou quatro portarias, garantindo o acesso do público em geral, sem a exigência de carteirinha e sem nenhum tipo de cobrança.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, disse que até o final deste ano, o complexo continuará recebendo recursos do governo do Estado. A partir de janeiro de 2009, com a inclusão de uma rubrica específica do orçamento municipal, o complexo passará a receber recursos diretamente da prefeitura.

A Fundação Ceret continuará a existir sob a coordenação da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho. Terá uma administração paritária e seu foco será voltado para ações de geração de emprego e renda.

Junto com o governador José Serra, participaram da cerimônia de transferência o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, os secretário estaduais do Emprego e Relações do Trabalho,  Guilherme Afif (Emprego e Relações do Trabalho), Aloysio Ferreira Nunes Ferreira Filho (Casa Civil) e Clauri Santos Alves da Silva (Esporte, Lazer e Turismo), além de  Walter Feldman, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação.

Histórico

Inaugurado em 1979, o Ceret era coordenado por um conselho composto na maioria por sindicalistas. O Estado, dono da área, tinha participação minoritária nas decisões. A transformação do local em parque municipal foi possível a partir de uma representação do Estado ao Ministério Público Estadual, denunciando uma série de supostas irregularidades – desvios que teriam sido cometidos pelos administradores, afastados desde o último dia 20. Desde 1995 as contas do Ceret não eram aprovadas pelo Tribunal de Contas (com exceção do ano de 1999).

Por conta do afastamento dos membros do conselho, foi instituída uma administração provisória para o período de transição, formada por Estado e prefeitura. A nova diretoria publicou portarias garantindo o acesso do público em geral, sem exigência de carteirinha ou qualquer tipo de cobrança. A Secretaria de Esportes deve propor também a criação de uma comissão formada por freqüentadores do parque para colaborar com a nova administração.

Mariana Garbin e Manoel Schlindwein com Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

(I.P.)