Parceria com governo federal vai combater lavagem de dinheiro

Com investimento de R$ 3 milhões, o Ministério da Justiça e a Polícia Civil trabalharão juntos

qua, 28/01/2009 - 12h02 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Segurança Pública, assinou convênio com o governo federal na área da inteligência policial. O acordo prevê a instalação do Laboratório de Tecnologia de Combate à Lavagem de Dinheiro.

Com investimento de R$ 3 milhões, o Ministério da Justiça e a Polícia Civil trabalharão conjuntamente para pôr em funcionamento o aparato tecnológico e realizar treinamentos necessários até a criação efetiva do laboratório, que deve ocorrer ainda neste ano.

O principal objetivo do convênio é construir um centro de informações ligadas à produção de provas para instruir as investigações de casos complexos. Além do aparato tecnológico, o convênio prevê o treinamento e a capacitação de servidores e colaboradores, que farão cursos na Secretaria Nacional de Justiça, em Brasília.

Haverá também a instalação de laboratórios em outras dez áreas do País. Essas unidades deverão trocar experiências e informações. O local escolhido para a instalação do laboratório foi o Departamento de Inteligência Policial (Dipol), na região central da capital. Segundo o delegado geral da Polícia Civil, Mauricio José Lemos Freire, a escolha deve-se ao fato de o Dipol ser “um órgão direto de execução, já que atende a todos os departamentos da polícia do Estado, centralizando as informações”.

Da Secretaria de Segurança Pública