Parceria com empresas beneficia 67 mil estudantes do Estado

Número de convênios com o setor privado dobrou em dois anos

ter, 09/06/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação, órgão do Governo de São Paulo, fez um levantamento das parcerias promovidas pelo programa Empresa Educadora. O estudo apontou que os convênios entre empresas particulares e unidades da rede de ensino aumentaram em 100% em dois anos – passaram de 52 escolas em 2007 para 102 em 2009. A quantidade de empresários envolvidos com o projeto também cresceu no período: foi de 29 para 48.

Para participar das parcerias, as empresas são submetidas a uma avaliação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria. As corporações aprovadas auxiliam na ampliação, reestruturação ou modificação de escolas. Não existe um valor mínimo para investimento e os recursos são repassados diretamente para a Associação de Pais e Mestres (APM) da escola.

O programa de parceria empresa-escola se espelha no projeto-piloto iniciado em 1991, implantado em três escolas estaduais da favela de Paraisópolis na zona sul de São Paulo. A partir dessa experiência, outros empresários foram envolvidos e estabeleceram parcerias com outras escolas.