Parceira do Programa Recomeço inova no tratamento de jovens dependentes

Comunidade terapêutica utiliza o judô como meio para reforçar a disciplina e as noções de companheirismo e lealdade

qua, 17/08/2016 - 10h33 | Do Portal do Governo

O técnico mecânico Cristiano (25), após 13 anos de abuso de álcool e drogas, encontrou no judô uma forma de se reintegrar à família e a sociedade. Ele é um dos jovens que fazem tratamento na Comunidade Terapêutica Renovar, em Mairiporã, parceira do Programa Recomeço, do Governo do Estado de São Paulo, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.

O Programa Recomeço oferece 1.335 vagas em 52 Comunidades Terapêuticas, entre elas a Renovar, com foco na recuperação e reinserção social de jovens dependentes químicos.

Já foram investidos no campo social mais de R$ 22 milhões, incluindo os serviços intermediados pela Febract (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas), conveniada com o Programa Recomeço.

Com a prática de esportes, como o judô, o jovem aprende a ter mais disciplina, concentração e a valorizar o companheirismo e a lealdade. Há seis meses, uma vez por semana, mais de 20 jovens praticam essa atividade como auxílio à recuperação, e, como Cristiano, estão mostrando resultados significativos no comportamento diário.

O  mestre  do Judô da “Renovar”, Gilberto Tadeu de Freitas, afirma que os
jovens  têm respondido de maneira positiva ao esporte. “No Judô aplicamos
a  disciplina,  o respeito ao parceiro, e isso auxilia no desenvolvimento
integral  do  ser  humano,  em  especial,  dos  residentes  que  estão em
tratamento  com  transtornos  decorrentes  do uso abusivo do álcool entre
outras substancias psicoativas”, explica o instrutor.

Saiba o que o Governo do Estado está fazendo para enfrentar a questão do crack e de outras drogas no site do Programa Recomeço.

Do Portal do Governo do Estado