Paraolimpíadas Escolares acontecem em outubro

Expectativa é que 2 mil pessoas participem; pré-inscrição vai até 20 de abril

qua, 11/04/2012 - 8h12 | Do Portal do Governo

Alunos com deficiência física, intelectual e visual, entre 12 e 19 anos e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental e médio, poderão se inscrever para as Paraolimpíadas Escolares, que acontecem de 15 a 20 e outubro na cidade de São Paulo.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado de São Paulo, reúne dez modalidades esportivas reconhecidas pelo Comitê Paraolímpico Internacional. São elas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, Goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A expectativa de participação, segundo a secretaria, é de 2 mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes de 27 unidades da federação.

A Paraolimpíada Escolar 2012 é uma das principais referências para a escolha de atletas de acordo com o Planejamento Estratégico do Comitê Paraolímpico Brasileiro. O objetivo é formar a equipe nacional para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

As seletivas acontecem a partir da segunda quinzena de maio até 30 de junho. Após as seletivas, haverá uma reunião com os técnicos das dez modalidades para definir a equipe paulista no Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Do Portal do Governo do Estado