Paralisação atinge apenas 4% do Sistema Penitenciário do Estado

Secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa informa que 63% das penitenciárias funcionam normalmente, enquanto 29% estão em estado de

qui, 05/04/2001 - 20h31 | Do Portal do Governo

Secretário da Administração Penitenciária,
Nagashi Furukawa informa que 63% das penitenciárias funcionam normalmente, enquanto 29% estão em estado de greve branca, com paralisação parcial

O secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disse nesta quinta-feira, dia 5, em entrevista coletiva à imprensa, que apenas 4,41% das unidades prisionais do Estado estão em greve, enquanto 63% funcionam normalmente. Um total de 29,41% das unidades estão em greve branca, com a paralisação de algumas atividades não essenciais, como o encaminhamento dos presos para as oficinas de trabalho e as salas de aula.

‘Não houve qualquer incidente grave, os funcionários da parte administrativa não entraram em greve e o atendimento nos setores de cozinha e saúde continua normal’, disse o secretário. A paralisação total ocorreu apenas na Penitenciária do Estado, na Penitenciária Guarulhos I e na Penitenciária de Araraquara.
‘Estamos de portas abertas, como sempre estivemos, para negociações com os agentes penitenciários’ disse Furukawa. As reivindicações dos funcionários estão sendo analisadas e ‘terão solução no seu devido tempo’. Destacou que o Governo está preparando um plano de salário e de cargos, reestruturando a carreira do agente penitenciário. ‘De forma indireta, isso vai significar no futuro, melhor condição salarial’, afirmou.

As visitas às penitenciárias estão mantidas neste final de semana. Furukawa fez um apelo aos familiares para que evitem levar grande número de pessoas ou mantimentos para os prisioneiros, pois poderá haver dificuldades em algumas unidades com um tempo maior para as revistas. Declarou que a Polícia Militar estará de prontidão, atenta para os acontecimentos, e em caso de necessidade estará à disposição da Secretaria de Administração Penitenciária, de acordo com entendimento já feito com o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi.