Paraitinga ganha Acessa SP na véspera de seu aniversário

Posto do programa Acessa SP terá capacidade para prestar 2,8 mil atendimentos por mês

sex, 07/05/2010 - 12h29 | Do Portal do Governo

Na véspera de completar 241 anos de fundação, e cinco meses depois de ter sido castigada pela enchente, São Luís do Paraitinga, cidade do Vale do Paraíba, ganha nova unidade do Acessa SP. O posto do programa de inclusão digital do governo paulista foi destruído pela força das águas na noite de 30 de dezembro do ano passado. Na manhã desta sexta-feira, 7, o governador de São Paulo, Alberto Goldman, e o secretário de Gestão Pública, Marcos Monteiro, visitaram a nova sala.

O programa atende à população agora em novo endereço, na Praça Dr. Osvaldo Cruz, nº 22, Centro – em frente ao coreto. A unidade tem nove computadores para uso do cidadão com capacidade para realizar 2,8 mil acessos gratuitos à internet banda larga por mês.

Desde que entrou em operação no município, em dezembro de 2007, o Acessa SP prestou mais de 67 mil atendimentos – na comparação, é como se cada morador tivesse utilizado o posto seis vezes. Em janeiro, o governo paulista enviou o Poupatempo Móvel ao município para atender os cidadãos que perderam seus documentos e montou uma tenda do Acessa SP, que realizou 795 atendimentos.  

“O Governo de São Paulo contribui com a reconstrução de São Luís do Paraitinga. A reinstalação do Acessa SP é mais um importante passo, pois garante de forma democrática o acesso à internet para os cidadãos deste município”, afirma Marcos Monteiro.

Com 39 unidades instaladas, o Acessa SP cobre 85% da região administrativa de São José dos Campos. São 225 computadores disponíveis com capacidade para prestar mais de 40 mil acessos por mês.

Perfil dos usuários

Realizada anualmente, a pesquisa Ponline avalia o perfil do usuário do programa Acessa SP, a partir de questionários respondidos online. Na mais recente versão, divulgada em 2009, foram entrevistados 8.268 cidadãos. A pesquisa apontou que houve um aumento de 12 pontos percentuais da frequência nos postos por pessoas com renda familiar de menos de um salário mínimo – um salto de 20% para 32% na comparação.

A maioria dos entrevistados que frequentam postos do Acessa SP (69%) respondeu ter renda familiar de até dois salários mínimos – 7% a mais comparado à pesquisa anterior. O número de usuários que não trabalham também teve alta de 7% – de 57% para 64%. Mais da metade dos participantes (68%) disse que não tem computador em casa. O aumento da freqüência no programa pela população de baixa renda reflete na instalação de unidades em municípios com índices de desenvolvimento mais baixos.

A sondagem também revela que o jovem é um típico frequentador dos postos. A média de idade dos usuários é de 22 anos. A pesquisa mostra que 80% dos usuários têm até 29 anos. Embora predomine o uso dos computadores do Acessa SP pelo público jovem, a amostragem assinala um aumento dos usuários com idade acima dos 30 anos. Comparado à pesquisa feita em 2007, o público na faixa etária dos 30 aos 39 anos aumentou de 10% para 12%, em 2008. Houve ligeiro aumento no público com idade entre 20 e 24 anos, de 15% para 16%, na comparação.

Acessa SP

O Acessa SP é um programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo que atingiu mais de 45,5 milhões de atendimentos. Desde a sua fundação, em 2000, existem mais de 1,9 milhão de usuários cadastrados. Ao todo, são 596 postos em funcionamento em 525 municípios, com mais de 4,7 mil computadores e 1,1 mil monitores. O programa Acessa SP está vinculado à Secretaria de Gestão Pública e é gerido pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

Serviço
Nova unidade do Acessa SP de São Luís do Paraitinga

Local: Praça Dr. Osvaldo Cruz, nº 22, Centro (em frente ao coreto)
Computadores para usuários: 9
Capacidade mensal de atendimentos: 2,8 mil
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Da Secretaria de Gestão Pública