Paraisópolis terá casamento comunitário neste sábado

Cerimônia vai oficializar a união de 35 casais

sex, 23/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), promove a cerimônia de casamento comunitário neste sábado, 24, no CEU Paraisópolis, distrito de Vila Andrade, na zona sul de São Paulo. 

O Casamento Comunitário é um programa realizado pela parceria entre a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, o CEU Paraisópolis e o 29° Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais de Santo Amaro. O evento é direcionado a pessoas de baixa renda, impossibilitadas de arcar com todas as despesas necessárias à legalização de um casamento. 

A cerimônia irá  oficializar a união de 35 casais da região e será a última participação do CIC na Virada Social. Os casais inscritos terão direito ao “Dia dos noivos”, que será realizado no próprio sábado. A Associação Evangélica Beneficente oferecerá para as noivas cortes de cabelos, escova e penteado, além de maquiagem, esmaltagem e limpeza de pele. Já os noivos receberão cortes de cabelos, limpeza de pele e esmaltagem. O Dia dos noivos será no próprio CEU. 

O CIC presenteará os noivos com bolo e três fotos da cerimônia gratuitos. Aos casais só foram requisitadas duas garrafas de refrigerantes. 

Virada Social 

A Virada Social é  uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) que articula todas as demais secretarias, com a Prefeitura e a sociedade civil. O objetivo principal é reduzir os índices de vulnerabilidade social da área com a participação e sustentabilidade local.

O programa parte do pressuposto de que a inclusão social é um importante instrumento de segurança pública. Porém, o que torna a Virada Social uma iniciativa única é a sua característica de unir esforços entre várias secretarias e órgãos do Governo do Estado, da Prefeitura e entidades da sociedade civil. 

A Virada Social começa com a entrada das tropas especiais da Polícia Militar, que realizam a chamada Operação Saturação durante 90 dias para o restabelecimento da ordem e da segurança na área. Em paralelo, vários atores do poder público e sociedade civil e se organizam para realizar ações concretas de curto, médio e longo prazos nas áreas de saúde, educação, revitalização urbana, cultura, assistência social, cidadania, trabalho, saneamento e outras melhorias na qualidade de vida dos moradores locais. 

Sobre o CIC

O CIC é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que proporciona acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos, e conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.  

Nas unidades do CIC, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos (PEDH). 

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania