Paraisópolis tem redução de 45% na criminalidade em um mês

Comparado os números do mês passado (111) com os de fevereiro de 2008 (170), a redução é de 34,71%

ter, 03/03/2009 - 12h02 | Do Portal do Governo

A Operação Saturação e a Virada Social em Paraisópolis, na zona sul da Capital, já proporcionaram à população local uma redução geral de 45% na criminalidade em apenas 30 dias. Na manhã desta segunda-feira, 2, durante cerimônia de inauguração dos atendimentos da Base Móvel do Poupatempo, instalada na praça Moacyr Nicodemus, o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, destacou, entre cinco indicadores que apresentaram queda, a diminuição no número de registros de ocorrências contra o patrimônio.

Além do secretário da Segurança Pública, estiveram presentes no evento de inauguração do posto móvel do Poupatempo os secretários da Gestão Pública, Sidney Beraldo, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato, o subprefeito de Campo Limpo, Luiz Carlos Santoro, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Antônio Diniz, o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, e o comandante do Choque, coronel Eduardo José Felix de Oliveira.

Redução da criminalidade

As ações para redução da criminalidade em Paraisópolis, coordenadas por diversas secretarias de Estado, Prefeitura Municipal e comunidade, apresentaram uma redução de 45% no número total de registros de ocorrências, levando-se em consideração o mês de janeiro de 2009 (203) e fevereiro deste ano (111). Comparando os números do mês passado (111) com os registros de fevereiro de 2008 (170), a redução é de 34,71%.

Os percentuais são uma alusão aos registros de ocorrências nos 14 bairros que compõem a região de Paraisópolis, circunscrita ao 89º Distrito Policial e à 6ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). Segundo o coronel Felix, “cinco indicadores criminais apresentaram redução: homicídios, roubo e furto de veículos e roubo e furto a pessoa”.

Inauguração do Poupatempo Móvel

A solenidade desta segunda-feira marcou os primeiros atendimentos prestados pelos funcionários do Poupatempo Móvel à comunidade de Paraisópolis. O posto, vinculado à Secretaria de Gestão Pública, facilita o acesso da população a emissões de documentos como RG, Carteira de Trabalho, Atestado de Antecedentes e mais de dois mil serviços públicos eletrônicos, por meio do e-poupatempo.

A instalação da unidade móvel do Poupatempo já é uma tradição do programa Virada Social. Nas duas primeiras edições, nas regiões da Brasilândia, na zona norte, e São Mateus, na zona leste, os postos móveis realizaram mais de 50 mil atendimentos, sendo que mais de 32 mil desses foram destinados à emissão de carteiras de identidade. “O Poupatempo aqui facilita a vida do povo, que não tem de ir até Santo Amaro para tirar um RG”, revelou Danilo Rodrigues, de 15 anos, que, além da carteira de identidade, estava aproveitando a oportunidade para emitir sua primeira Carteira de Trabalho.

A unidade móvel do Poupatempo está instalada na Praça Moacyr Nicodemus, e ficará à disposição da população local até o dia 14 de março, com atendimento de segunda à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

A Virada Social proporciona ainda a inclusão da região como destino das unidades móveis do Poupatempo. As três unidades da Grande São Paulo já atenderam 241 bairros e percorreram mais de seis mil quilômetros.

Atendimento Odontológico

A Virada Social foi inaugurada em Paraisópolis no último dia 18 de fevereiro, quando a Polícia Militar começou a prestar atendimento odontológico para crianças da comunidade local, com idades entre cinco e 12 anos. No total, 75 crianças já foram atendidas, e outras 150 estão com consultas agendadas.

O pedreiro Sebastião José Silva, de 64 anos, é primo do menino Gabriel, de oito, e revelou que terá que voltar oito vezes para o consultório montado pela PM em Paraisópolis. Esse é o número de consultas que o dentista da Polícia Militar agendou para que a criança tivesse um atendimento odontológico adequado. Até a montagem da tenda odontológica da PM, Gabriel nunca tinha ido ao dentista.

Sebastião é primo de Gabriel, porém, o pedreiro o considera um filho, já que o menino perdeu a mãe há pouco menos de um ano. O pai adotivo garantiu acompanhar o menino em todas as consultas, e ainda revelou: “A presença da polícia não é um problema. As pessoas de bem estão sendo respeitadas”.

Da Secretaria de Comunicação