Paradesporto entra na agenda pública

O decreto está no Diário Oficial desta sexta-feira, 24

sex, 24/10/2008 - 15h26 | Do Portal do Governo

O governador José Serra criou o Comitê de Apoio ao Paradesporto. O decreto está no Diário Oficial desta sexta-feira, 24. A iniciativa, inédita no país, beneficiará cerca de 8 milhões de pessoas em São Paulo. A idéia é usar toda a estrutura do Estado, como escolas, espaços esportivos e de lazer, para assegurar o acesso das pessoas com deficiência às práticas esportivas.

O Comitê ficará responsável pela elaboração, acompanhamento e avaliação do Plano de Ação Paradesportivo do Estado, que estabelecerá objetivos, metas e meios para assegurar o acesso às práticas esportivas às pessoas com deficiência. Também deverá apresentar o Plano de Ação Paraolímpico para o Estado.

A idéia de garantir acesso à prática esportiva visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Assim, o Comitê não vai se limitar a formar atletas de alto desempenho para competições, mas trabalhar para tornar o esporte acessível a todas as pessoas com deficiência, independente do nível técnico.

O Comitê será formado por representantes das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Esporte, Lazer e Turismo e da Educação, além de atletas, técnicos e diretores esportivos.

Garantir a inclusão da pessoa com deficiência é preocupação constante da atual administração. Por isso, o governador criou, em março deste ano, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Cabe à Secretaria centralizar as atividades de planejamento, coordenação, supervisão, controle e execução das ações destinadas às pessoas com deficiência. Bem como a articulação com entidades da sociedade civil vinculadas à causa e a criação de propostas de parcerias para a execução de metas, programas e projetos concebidos para melhorar a qualidade de vida desse segmento da população.

Cíntia Cury