Papa ficará hospedado em aposentos simples no Mosteiro de São Bento

O papa Bento 16 ficará hospedado em instalações simples no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde o pontífice passará duas noites entre 9 e 11 de m

sex, 27/04/2007 - 17h52 | Do Portal do Governo

Da Folha Online

O papa Bento 16 ficará hospedado em instalações simples no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde o pontífice passará duas noites entre 9 e 11 de maio.

A cama que será usada pelo papa será de solteiro e mede 1,28m por 1,98m. O chuveiro é elétrico e o ar condicionado foi doado. A cabeceira e os criados-mudos foram desenhados pelo monge d. Eduardo Uchoa Fagundes e confeccionados por um artesão.

Bento 16 também terá à sua disposição uma sala de visitas onde funcionava a sala de música dos monges. O piano será mantido no local, e sofás e cadeiras do próprio mosteiro farão parte da mobília.

Todo o trabalho de preparação dos aposentos de Bento 16 e de mais 14 “celas” da clausura onde o papa e sua comitiva vão ficar foi coordenado pela Abih-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) de São Paulo, que se ofereceu espontaneamente. A entidade contratou o arquiteto Sérgio de Oliveira, especializado em projetos hoteleiros de retrofit (técnica utilizada para colocar um ambiente antigo em boa forma).

A associação também contribuiu na orientação do trabalho de governança que irá servir a comitiva papal durante a estada no mosteiro.

Segundo o presidente da Abih-SP, Maurício Bernardino, é a primeira vez que a entidade presta esse tipo de serviço.

Aparecida

A Arquidiocese de Aparecida também apresentou o quarto que o papa Bento 16 ocupará no Seminário Bom Jesus. O quarto, de 45 metros quadrados e o banheiro com mais 12 metros quadrados, conta com uma cama, armário, mesa para reunião e poltrona.

O papa Bento 16 chegará a São Paulo dia 9 de maio, e ficará hospedado no Mosteiro de São Bento.

Segundo o arquiteto responsável pela reforma, Ricardo Julião, a suíte do papa é simples e confortável. Além da cama e de uma poltrona para leitura que já estão no local, ainda falta colocar uma cortina de veludo vermelho escuro e dois tapetes de materiais brasileiros.

Quarto, de 45 metros quadrados tem uma cama, armário, mesa para reunião e poltrona

Apesar de o Vaticano não ter solicitado, o arquiteto instalou um aparelho de ar-condicionado no quarto do papa.

Um dos quartos anexos à suíte de Bento 16 foi transformado em capela para o papa rezar suas missas particulares. A capela tem 18 metros quadrados, e foi foi decorada pelo artista plástico Cláudio Pastro.

(M.S.)