Papa diz que igreja não faz proselitismo e se prepara para conferência

Bento XVI reuniu cerca de 150 mil pessoas na missa campal deste domingo, no santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida. A missa deu início aos trab

dom, 13/05/2007 - 16h45 | Do Portal do Governo

Da Folha Online

O papa Bento 16 reuniu cerca de 150 mil pessoas na missa campal deste domingo, no santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida (167 km a nordeste de São Paulo). A missa deu início aos trabalhos da 5ª Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano), que acontece até o dia 31 na cidade.

Na missa, Bento 16 disse que a Igreja Católica não faz proselitismo, uma referência à conversão de fiéis para outras religiões. “A igreja não faz proselitismo. Ela cresce muito mais por atração: como Cristo ‘atrai todos a si'”, disse ele.

Após a missa, Bento 16 seguiu para a sacristia da basílica. Em seguida, ele se dirige para o Seminário Bom Jesus, onde almoça e participa de uma cerimônia de despedida. Depois, às 16h, ele participa da sessão inaugural da 5ª Celam.

Por volta das 18h30, ele vai de carro ao heliporto de Aparecida –de lá, segue de helicóptero para o aeroporto de Guarulhos (SP). O sumo pontífice embarca hoje à noite para Roma.

Na missa de hoje, o papa voltou a defender valores seculares da Igreja Católica. Ele disse que o maior tesouro dos latino-americanos é sua fé em Deus, não sua ideologia política.

“Este é o tesouro mais rico do continente latino-americano, é seu patrimônio mais valioso: a fé em Deus. Não é uma ideologia política, nem um movimento social, tampouco um sistema econômico. É a fé em Deus”, disse ele durante a homilia –pronunciamento em que o sacerdote explica as leituras para os presentes e as liga com a vida dos cristãos.

Na recitação dominical de Regina Coeli –que neste período litúrgico substitui o ângelus–, o papa lembrou a aprovação da Lei Áurea, que faz aniversário neste domingo (13). A abolição oficial da escravatura no Brasil ocorreu em 13 de maio de 1888.

“Nossas preces vão dirigidas também à comunidade afro-brasileira que comemora neste domingo a abolição da escravatura no Brasil”, disse Bento 16.

O papa lembrou ainda da “marcha contra a fome” promovida pelo Programa Alimentar Mundial, da ONU (Organização das Nações Unidas). “Penso especialmente naqueles irmãos e irmãs que padecem a fome.”