Papa Bento XVI chega hoje a São Paulo e altera a rotina da cidade

Visita de cinco dias promove interdição em ruas e avenidas, alteração em linhas de ônibus e restrição no espaço aéreo.

qua, 09/05/2007 - 7h12 | Do Portal do Governo

O papa Bento XVI chega nesta quarta-feira a São Paulo para uma visita de cinco dias ao Brasil que vai mudar a rotina da cidade a partir das 16h30, quando desembarca no aeroporto internacional de Guarulhos (região metropolitana de SP).

Ruas e avenidas serão interditadas, linhas de ônibus serão alteradas, o espaço aéreo será restrito e um forte esquema de segurança terá um batalhão de 10 mil homens das forças armadas e das polícias Civil, Militar e Federal.

O esquema montado para receber Bento XVI é semelhante ao criada para a visita do presidente norte-americano, George W. Bush, que esteve em São Paulo em março. A diferença, segundo o Comando do Exército em São Paulo, é que a presença do papa vai atrair a atenção das pessoas nas ruas e para os eventos públicos, o que reforça a operação de segurança. Bush teve apenas encontros fechados.

Ainda no aeroporto, Bento XVI será recepcionado por autoridades da Igreja Católica e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De lá, seguirá de helicóptero até o Campo de Marte, onde o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), vai lhe entregar a chave da cidade.

Do Campo de Marte, Bento XVI irá de papamóvel até o mosteiro de São Bento, onde ficará hospedado até sexta-feira, quando segue para Aparecida. O trânsito será interditado para a passagem da comitiva do papa. A previsão é que Bento XVI chegue ao mosteiro por volta das 19h, e entre pela basílica de São Bento.

Na basílica, o papa será recebido pelo abade do mosteiro, d. Mathias Tolentino Braga, que o levará até capela do Santíssimo, onde farão uma oração e, depois, irão até a sacada da sala de visita do Colégio São Bento para saudação à população.

O primeiro compromisso oficial de Bento XVI está programado para amanhã, às 11h, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, onde o sumo pontífice terá audiência com o presidente Lula e com o governador José Serra (PSDB). Na ocasião, será lançado o selo postal feito pelos Correios em homenagem ao papa.

À tarde, o papa celebrará sua primeira missa no Brasil durante encontro com a juventude Católica no estádio do Pacaembu (zona oeste de SP), às 18h.

Da Folha Online

(M.S.)