Panorama das Coleções encerrará temporada no Palácio Boa Vista

Exposição estará aberta ao público só até domingo, 10, em Campos do Jordão

qui, 07/04/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer algumas das 3,5 mil obras que compõem o Acervo Artístico-Cultural do Governo de São Paulo terão ainda alguns dias nesta semana para isso: Panorama das Coleções encerra sua temporada no próximo domingo, 10, no Palácio Boa Vista, na cidade de Campos do Jordão – residência oficial de inverno do governador de São Paulo.

A mostra reúne obras de artistas consagrados que integram o Acervo dos Palácios, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil. Entre as peças exibidas estão a escultura “Daisy”, de Victor Brecheret, e dois trabalhos de Tarsila do Amaral: “Auto Retrato I” e “Operários”. Esta última foi eleita recentemente pintura ícone da cidade de São Paulo, após pesquisa com especialistas em comemoração dos 457 anos da capital.

O acervo de Campos do Jordão

O Palácio Boa Vista foi inaugurado em 1964, mas foi a partir de 1969 que teve início a formação de seu acervo artístico. Para formar uma coleção de obras de arte que não fossem apenas decorativas e que pudessem ser apreciadas pelos visitantes do Palácio como em um museu, foi criado o Geapac (Grupo Executivo de Aproveitamento do Palácio do Governo de Campos do Jordão). Este grupo era composto por especialistas que escolheram, especialmente, pinturas e esculturas do período modernista brasileiro, além de peças de mobiliário artístico português e brasileiro dos séculos XVII, XVIII e XIX.

“Foi essa intenção de constituir um acervo de obras para fruição pública que justifica a seleção de coleções tão importantes, que representam quase todos os principais movimentos da História da Arte”, explica a curadora do Acervo dos Palácios, Ana Cristina Carvalho.

Serviço

“Panorama das Coleções” – Última semana
Palácio Boa Vista
Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 3.001, Campos do Jordão/SP
Informações: Pabx (12) 3668-9700 e (12) 3662-1122
Quando: De quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Entrada: R$ 5,00. Maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha pagam meia-entrada. Entrada franca para alunos de escolas públicas e de entidades assistenciais (com autorização prévia) e para crianças de até 10 anos
Agendamento para grupos escolares: Pabx (12) 3668-9700 e (12) 3662-1122

Da Casa Civil