Panificação artesanal: fonte de renda para assentados do Itesp

Uma das principais atividades é a orientação técnica oferecida em 170 assentamentos e em 22 comunidades quilombolas

qua, 22/10/2008 - 11h25 | Do Portal do Governo

Maria Gomes, do assentamento do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) do Rio Paraná, na cidade de Castilho, oeste do Estado, apostou no curso de panificação. Depois de seis anos, ela e a família comemoram os bons resultados e se orgulham da renda obtida com a pequena agroindústria. Em 2002, participou do treinamento de panificação do Itesp e recebeu um kit padaria: forno, botijão de gás, batedeira, liquidificador, balança e quatro assadeiras para iniciar a produção de pães, salgados e doces.

Maria conseguiu financiamento do Banco do Povo e comprou outros equipamentos. Desde 2004, trabalha com panificação em sua casa. A filha Roseli ajuda na produção de pães e o pai Carlos Pereira se dedica a vendê-los às margens do Rio Paraná, onde há ranchos de lazer.

Com o trabalho, a família comprou carro e casa própria. Agora, Maria planeja solicitar outro crédito, desta vez para construir padaria e obter licença que autorize a venda dos produtos nos supermercados. Sônia Maria de Oliveira, do grupo técnico de campo do Itesp de Promissão, também na região oeste, acredita que a capacitação é um dos primeiros passos para o produtor conseguir desenvolver um negócio. “Poucos ultrapassam o entusiasmo inicial quando aprendem nova atividade porque o caminho é árduo”, avalia Sônia.

Pão e doce – Uma das principais atividades do Itesp é a orientação técnica oferecida em 170 assentamentos (10,5 mil famílias) e em 22 comunidades quilombolas (1,1 mil famílias). Os assentados aprendem a aproveitar melhor a terra para a produção de hortifrutigranjeiros, e essa é a principal preocupação. Mas o grupo ensina outras atividades, como a panificação artesanal, com o apoio do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp). Quem aprende a fazer pães, doces e salgados, recebe o kit padaria do Fussesp ou solicita empréstimo do Banco do Povo para comprá-lo.

SERVIÇO

Itesp possui 22 escritórios regionais para orientação técnica dos assentados e quilombolas

Relação de endereços no www.itesp.sp.gov.br/br –  links ‘A instituição’ e Nossos Endereços’

Viviane Gomes, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)