Palmtops agilizam Pesquisa Origem-Destino na Baixada Santista

Equipamento ajudará pesquisadores que farão entrevistas em 7 mil domicílios

sex, 09/11/2007 - 9h11 | Do Portal do Governo

Iniciada em 17 de outubro, a Pesquisa Origem-Destino Domiciliar na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, ganhou um reforço este mês com a utilização de palmtops pelos pesquisadores que farão entrevistas em 7 mil domicílios sorteados na região. De Santos, estágio atual do levantamento, os pesquisadores da empresa Vetec seguirão para Cubatão, Praia Grande, São Vicente, Guarujá, Litoral Sul e Bertioga. A conclusão está prevista para o final deste ano.

A utilização de palmtops permitirá que as informações sejam enviadas eletronicamente para a base de dados, eliminando o tempo de transcrição dos questionários e possíveis erros na coleta de dados. Espera-se, ainda, redução do tempo de aplicação do questionário.

A Pesquisa Origem-Destino Domiciliar da RMBS ajudará a elaborar planos de transporte público. Além disso, a interpretação de dados sobre locomoção, condições socioeconômicas e ocupação urbana vai colaborar para o planejamento e desenvolvimento urbano dos municípios.

Os domicílios já foram informados da visita do pesquisador por meio de correspondência enviada anteriormente. Nas cartas, consta o número da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e o e-mail pesquisaodrmbs@stm.sp.gov.br, caso o morador tenha dúvidas ou necessite de esclarecimentos sobre o estudo. A EMTU/SP é responsável pela implantação e operação do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada, que inclui o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), um tipo de metrô de superfície com percurso inicial de 14km entre São Vicente e Santos.

O telefone da Ouvidoria da empresa é 0800 7240555, com atendimento das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – EMTU/SP

(I.P.)