Palhaços animam crianças internadas em hospitais no dia 12

Hospitais estaduais da capital e interior terão atividades especiais; anote a programação

qui, 09/10/2008 - 12h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma programação especial para alegrar os pequenos pacientes atendidos ou internados em hospitais estaduais entre esta quinta-feira e domingo, quando será comemorado o Dia das Crianças. Além de presentes, as festas incluem palhaços, teatro e muita animação.

O Hospital Infantil Cândido Fontoura, na capital, preparou um dia inteiro de brincadeira para as crianças (internadas ou não), que acontecerá na rua em frente ao hospital. No domingo, das 9h às 15h, os pequenos poderão se divertir com exibições de judô, malabarismo com bicicletas, show com palhaços, contadores de história, apresentações de street dance e teatro infantil.

A festa contará também com um caminhão de bombeiros e com a presença dos cães adestrados da Polícia Militar. Além disso, serão oferecidos exames de diabetes, pressão arterial e orientação nutricional.

O Hospital e Maternidade de Interlagos, na zona sul da capital, irá presentear a primeira criança que nascer no dia 12 de outubro. Ela ganhará um kit completo com fraldas, mamadeira e saída de maternidade. Além disso, as mães que estiverem na unidade no dia 12 ganharão uma lembrança.

Já o Hospital Geral Itaim Paulista, na zona leste da capital, preparou uma série de atividades para os pacientes internados e para as crianças da vizinhança.  Hoje pela manhã, a brinquedoteca da unidade será palco de uma gincana com crianças e responsáveis, além de uma oficina de dobradura. Amanhã, dia 10, a atração fica por conta de um teatro de fantoches e da exibição do filme “Procurando Nemo”.

No sábado e no domingo um grupo de universitários visita a unidade para distrair as crianças. No dia 11, às 10h, os “universitários da alegria” vão distribuir presentes e animar as crianças do pronto-socorro. No domingo, às 10h, os universitários visitam e distribuem presentes para os pacientes da clínica médica. Para as crianças da vizinhança será oferecido um lanche. Serão distribuídos cachorros-quentes, sucos, pipocas e balas .

O Hospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, preparou quatro dias de festa. De quinta a domingo os pacientes que estiverem na unidade participarão de oficina de escultura de balões, sessão de cinema e show com marionetes. Além disso, no domingo, Dia das Crianças, os pacientes ganharão, a partir das 9h, festa com direito a presentes para todas as crianças internadas e apresentação da orquestra Mario Porte.

No Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos os pacientes também terão vários dias de festa com contadores de histórias, apresentação de fantoches, recreação com palhaço, lanche especial e bolo. No domingo, a Trupe dos Querubins anima os pacientes com brincadeiras, jogos e histórias. Haverá também a distribuição de kits de presentes diferenciados para bebês, pacientes internados e pacientes do Pronto-socorro.

No Hospital Estadual de Presidente Prudente, nesta quinta-feira, das 9h às 14h, haverá uma série de brincadeiras com as crianças internadas e que passarem por consulta no ambulatório, tudo regado a muito refrigerante. Além disso, serão distribuídas sacolas com doces.

No Conjunto Hospitalar de Sorocaba a festa será na quinta e na sexta-feira. Nos dois dias, os Jovens Acolhedores coordenarão várias atividades lúdicas com fantoches, bexigas, desenho e pintura no rosto.

“A humanização do atendimento é uma das marcas dos nossos hospitais. Possibilitar que as crianças internadas festejem esta data faz parte do trabalho para transformar os hospitais em ambientes mais agradáveis e acolhedores, oferecendo mais qualidade de vida para aqueles que procuram atendimento médico”, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

Programação

Hospital Infantil Cândido Fontoura

12/10

– Exames de Diabetes e Pressão Arterial

– Orientação Nutricional

– Carro de Bombeiros

– Cães adestrados da Polícia Militar

– Exibições de Judô

– Contadores de Histórias

– Malabarismo com Bicicleta

– Street Dance

– Teatro Infantil

– PalhaçosHospital e Maternidade de Interlagos

12/10

– A primeira criança que nascer ganhará um kit completo com fraldas, mamadeira e saída da maternidade

– Todas as mães internadas ganharão uma lembrançaHospital de Clínicas Luzia de Pinho Melo

09/10

– A partir das 8h: Oficia de escultura e balões para os pacientes que estiverem na Unidade Cirúrgica Ambulatorial, no Ambulatório e no Pronto-Socorro

– A partir das 14h: oficina de brinquedos

10/10

– A partir das 8h: Sessão de cinema na brinquedoteca

– A partir das 14h: Visita dos palhaços do Hospitalegria

11/10

– A partir das 9h: Show com marionetes

– A partir das 10h30: Terapia do Abraço e distribuição de saquinhos-surpresa

12/10

– A partir das 9h: festa do Dia das Crianças com distribuição de presentes para todas as crianças internadas e apresentação da orquestra Mario PorteHospital Regional de Ferraz de Vasconcelos

09/10

– A partir das 14h: Contadores de Histórias

10/10

– Apresentação de fantoches, recreação com palhaços, lanche especial e bolo.

12/10

– A Trupe dos Querubins animam os pacientes com brincadeiras, jogos e histórias.

– Distribuição de kits de presentes para bebês, pacientes internados e pacientes do Pronto-socorroHospital Estadual de Presidente Prudente

09/10

– Brincadeiras com as crianças internadas e que passarem por consulta no ambulatório

– Distribuição de sacolas com docesConjunto Hospitalar de Sorocaba

09/10 e 10/10

– Jovens Acolhedores coordenarão várias atividades lúdicas com fantoches, bexigas, desenho e pintura no rosto.Hospital Geral Itaim Paulista

09/10

– Gincana e oficina de dobradura

10/10

– Teatro de fantoches e sessão de cinema

11/10 e 12/10

– Visita dos “universitários da alegria”

– Distribuição de presentes

– Distribuição de cachorro-quente, sucos, pipoca e balas

Secretaria da Saúde