Palhaço Arrelia ganha homenagem do governo paulista

O Hospital Maternidade de Interlagos passa a se chamar Hospital Maternidade Interlagos "Waldemar Seyssel – Arrelia

seg, 11/12/2006 - 15h10 | Do Portal do Governo

O Diário Oficial do Estado publicou decreto nesta segunda-feira (11/12), no qual acrescenta ao nome do Hospital Maternidade Interlagos o nome “Waldemar Seyssel – Arrelia”. A mudança é uma homenagem ao palhaço brasileiro e ator Arrelia, morto em maio do ano passado no Rio de Janeiro.

Na década de 60 o Hospital de Interlagos era conhecido como o “Hospital do Arrelia”, por receber doações do palhaço que, ao lado de Pimentinha, formava a mais famosa dupla circense da época. Estes realizavam shows beneficentes para angariar fundos na construção do Hospital. Aos domingos, Arrelia também fazia apresentações circenses para as crianças carentes do bairro.

O humorista também ficou conhecido por lutar pelas escolas de circo reconhecidas pelo governo. Ele se formou em Direito, mas nunca exerceu a profissão. Na década de 50, começou a fazer sucesso na televisão com o programa Cirquinho do Arrelia, na TV Record. Formou uma dupla com seu sobrinho Pimentinha, que divertiu adultos e crianças por 21 anos. O cumprimento dos dois, “como vai? como vai? como vai? muito bem, muito bem, bem, bem”, ficou muito famoso e foi imitado pelas crianças. Um dos segredos de seu sucesso era sua dedicação ao circo e o estudo que fazia de seu personagem, para manter o interesse do público.

Hospital Maternidade de Interlagos

É o único hospital público estadual a oferecer assistência exclusiva em UTI para gestantes. É também a única maternidade existente na região da Capela do Socorro. A instituição possui 40 leitos de alojamento conjunto, 28 leitos de berçário patológico, sendo 10 leitos de UTI Neonatal, 04 leitos de UTI adulto, 06 leitos de semi-intensiva, 03 leitos de isolamento adulto e 03 leitos para atendimento do Programa Mãe Canguru. Possui também Farmácia, Banco de Leite Humano, Serviço de Radiologia e Ultra-Sonografia, Laboratório Clínico, Agência Transfusional e Ambulatório. Em 2004, o hospital realizou 5.288 partos, 6.334 internações, 189 laqueaduras, 25.305 consultas emergenciais, 7.485 ultra-som, 3.386 cardiotocografias e 6.895 exames de Raio X.

Manuela Sá