Palestras no Instituto do Câncer incentivam doação de sangue

Uso de sangue em hospital oncológico é três vezes maior que em hospital geral

seg, 10/08/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A equipe de Enfermagem do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP) – Organização Social de Saúde – realiza nesta semana, 10 a 14, palestras de orientação sobre a importância da doação de sangue nas salas de espera.

Em uma conversa de aproximadamente 20 minutos com os familiares dos pacientes, os profissionais explicam por que, como e onde doar. O ato voluntário, rápido e seguro pode beneficiar até quatro vidas com uma única doação.

No caso do ICESP, um hospital oncológico que recebe mensalmente cerca de 6 mil pacientes, a conscientização é muito importante. Pacientes com câncer precisam de três vezes mais transfusões, pois o sangue é usado em todas as fases do tratamento, da quimioterapia à cirurgia. “Em hospital geral, cerca de 10% dos pacientes internados precisam de sangue. Em hospital oncológico, essa necessidade chega a 35%”, explica a hematologista Márcia Novaretti, coordenadora do Serviço de Hemoterapia do ICESP.

Desde a ativação total da agência foram realizadas 1.639 transfusões. Quando o hospital estiver em pleno funcionando, em 2010, a estimativa é de que o ICESP realize entre 2.500 e 2.800 transfusões por mês.

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento original com foto. 

O posto de coleta mais próximo do Instituto do Câncer é a Fundação Pró-Sangue (Rua Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155). Para localizar outros pontos na cidade, basta ligar para 0800 55 0300.

Do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP)