Palestras na Estação Ciência e no Museu Paulista revelam segredos da Física

Encontros querem popularizar os conhecimentos da disciplina

qua, 31/05/2006 - 12h47 | Do Portal do Governo

A Física, diferentemente do que muitos podem pensar, não é apenas um conjunto de teorias para serem decoradas na escola. Seus conceitos estão presentes em cada momento do cotidiano do homem. Para provar isso, o Instituto de Física da USP (Ifusp), em parceria com a Estação Ciência e o Museu Paulista da USP (o Museu do Ipiranga), realiza, pelo segundo ano, a série de palestras Física para Todos. Na Estação Ciência, os encontros serão sempre no primeiro sábado de cada mês, até dezembro. No Museu Paulista, uma quinta-feira por mês, até novembro.

O projeto – que, em 2005, teve também a participação do Centro Universitário Maria Antonia da USP – aborda assuntos importantes da Física atual, mas com linguagem acessível ao público não-especializado, afirma um dos palestrantes deste ano, o professor Marcos Nogueira Martins, do Departamento de Física Experimental do Ifusp. O objetivo dos encontros, segundo Martins, é popularizar os conhecimentos relativos a essa disciplina, mostrando às pessoas que elas têm capacidade de entender os temas.

A concepção das palestras, no ano passado, foi uma homenagem ao Ano Mundial da Física, que comemorava o centenário da Teoria da Relatividade, desenvolvida por Albert Einstein. Na ocasião, o evento atraiu número significativo de pessoas, superando as expectativas dos organizadores. O público foi heterogêneo, esclarece o professor Martins. A Estação Ciência, por exemplo, recebeu alunos do ensino médio e professores. No Museu Paulista, houve grande participação de pessoas da terceira idade.

Neste ano, há novos palestrantes. Todos professores e pesquisadores do Ifusp com visão direta de quem trabalha com pesquisa em Física, embora não necessariamente vinculada ao tema da conferência. A linguagem utilizada nas exposições é acessível, não requer conhecimentos acadêmicos.

SERVIÇO

Palestras gratuitas Física para Todos

• Estação Ciência – Auditório Ernst Hamburger

Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – capital

Inscrições: enviar e-mail com nome, RG e telefone para eventos@eciencia.usp.br, indicando quais as palestras de interesse

Mais informações pelo telefone (11) 3675-8828

• Museu Paulista da USP – Auditório

Parque da Independência, s/nº – Ipiranga – capital

Inscrições pelo telefone (11) 2273-4390, e-mail acadmp@usp.br ou pessoalmente, até um dia antes das apresentações

Paulo Henrique Andrade

Da Agência Imprensa Oficial