Palestra: Oficina de Sorocaba promove palestras gratuitas sobre cinema e teatro

Encontros são promovidos pela Secretaria da Cultura e acontecem dias 24 e 25 de maio

ter, 22/05/2001 - 17h51 | Do Portal do Governo

A Oficina Cultural Grande Otelo, de Sorocaba, pertencente à Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, promove nesta quinta (24), às 19h30, as palestras ‘A Vera Cruz e o Projeto de Cinema Industrial no Brasil’, com a participação do convidado Rubens Machado, e a ‘Vida e Obra de Jorge de Andrade’, por Daher Celidônio. Na sexta (25), às 19h30 acontece a leitura dramática de ‘Pedreira das Almas’, um dos clássicos de Jorge de Andrade.

Na palestra de cinema, Rubens Machado vai abordar os modelos de representação e o sistema de produção e distribuição; a dramaturgia dos roteiros e concepção de mise-en-scène e decupagem técnica.

Ao lado de Nelson Rodrigues, Jorge de Andrade é o autor da obra teatral mais significativa do Brasil. Participou do movimento de renovação do teatro brasileiro, obtendo o reconhecimento do público e da crítica com ‘A
Moratória’.

‘Pedreira das Almas’ é uma de suas obras mais controversas, com um realismo maleável, capaz de assimilar recursos expressionistas e simbólicos e abrir-se a processos de teatro épico e anti-ilusionista.

O diálogo é forte e incisivo, cuidadosamente trabalhado para produzir, de forma estilizada, a fala dos personagens.

Oficina Cultural Grande Otelo
Praça Frei Baraúna s/n – Centro – (0XX15 – 232-6096)
Entrada franca