Palestra na Secretaria da Segurança marca Dia Mundial Sem Tabaco

Desde 2000, a Coordenadoria de Projetos Sociais da SSP organiza encontros nesta data

qua, 29/08/2007 - 20h10 | Do Portal do Governo

O Dia Mundial Sem Tabaco, marcado por sociedades médicas e ONGs de todos os países, entrou nesta quarta-feira (29) na grade da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Atualmente, três milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo e é cientificamente provado que o número de mortes pelo cigarro é maior do que o índice de várias doenças. Desde 2000, a Coordenadoria de Projetos Sociais da SSP organiza encontros nesta data que contam com palestras sobre os riscos do fumo.

Segundo o capitão Raul Santo, professor e doutorando da Unifesp, mais de 10 mil mortes diárias podem ser relacionadas ao uso do cigarro e, nesse sentido, o Dia Mundial Sem Tabaco pretende conscientizar os usuários e as pessoas que convivem com fumantes sobre o potencial negativo do fumo.

Um terço da população adulta fuma no Brasil, o que representa 11,2 milhões de mulheres e 16,7 milhões de homens, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer. Cerca de 80 mil pessoas morrem ao ano por causa do hábito de fumar no país é o sexto maior mercado de cigarros do mundo e o primeiro, desde 1994, na exportação da folha do tabaco.

“O cigarro, que parece ser um elemento inofensivo e charmoso, soma 4.700 substâncias químicas perigosas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que é uma pandemia. A projeção é de 10 milhões de mortes em 2020, sendo que a maior parte delas deve acontecer em países em desenvolvimento”, diz o capitão.

Vinícius Cardoso

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.