Palestra mostra importância da tecnologia e gestão das construtoras

A promoção é da Escola Politécnica da USP por meio do Programa de Educação Continuada (PECE)

seg, 10/11/2008 - 19h04 | Do Portal do Governo

Por que uma construtora é mais competitiva que outra, apesar de todas terem acesso às mesmas tecnologias? Por que uma tecnologia pode diminuir os custos de produção de uma construtora e para outra representar um investimento sem retorno?

A resposta para essas perguntas será dada nesta terça-feira, 11, em São Paulo, durante a palestra “Importância Estratégica da Tecnologia e da Gestão na Produção de Edifícios”, que será promovida pelo Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica da USP.

Segundo a autora da palestra, a engenheira civil Mércia Maria Bottura de Barros, professora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, o objetivo do evento é chamar a atenção de empresários e profissionais do setor da construção civil para a importância da tecnologia e da gestão no aumento da competitividade. “A tecnologia pode ser entendida como uma commoditie; todos podem ter acesso à maioria delas, o que difere é a forma de aplicação”, diz.

Ela cita como exemplo o caso do gesso acartonado. Essa tecnologia, já bastante difundida no Brasil, tem dado um bom retorno financeiro para as construtoras que adequaram seu sistema produtivo para aplicá-la no canteiro de obras. “No entanto, aquelas que trabalham com gesso acartonado como se estivessem lidando com alvenaria não estão obtendo o mesmo resultado”, afirma. “Ou seja, o que falta é uma gestão adequada da tecnologia”, acrescenta ela, lembrando que o curso “Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios”, que é oferecido pela Escola Politécnica, tem exatamente o objetivo de preparar os profissionais para lidar com essa situação.

Serviço:

Palestra: “Importância Estratégica da Tecnologia e da Gestão na Produção de Edifícios”
Data: Dia 11, das 19h30 às 21h00
Local: Anfiteatro do prédio da Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações e inscrições: www.pece.org.br ou (11) 2106-2400.

Da USP