Palestra ensina como exigir qualidade em produtos têxteis

Mais um posto do Centro de Integração da Cidadania foi palco de palestra ministrada por técnico do Ipem-SP

qua, 21/03/2007 - 19h23 | Do Portal do Governo

Mais um posto do Centro de Integração da Cidadania (CIC) foi palco de palestra ministrada por técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) e representantes da ouvidoria, desta vez, na Zona Oeste da Capital.

Jefferson Kovachich de Oliveira, supervisor técnico da Diretoria de Metrologia e Qualidade do Ipem-SP, abordou o tema “Como exigir qualidade em produtos têxteis”. Jefferson de Oliveira chamou a atenção para algo que é obrigatório por lei em todos os produtos têxteis: a etiqueta.

É fundamental que o consumidor esteja atento às informações contidas na etiqueta. Por meio dessa, explicou Jefferson, é possível, por exemplo, o consumidor saber a origem do produto, o que auxilia a combater a pirataria, além de identificar a composição têxtil e evitar eventuais problemas de saúde, pois algumas pessoas podem ser alérgicas a determinados tipos de tecidos.

Em seguida o supervisor do Ipem-SP fez uma demonstração prática de como os técnicos analisam a composição de um produto. O teste de combustão avalia, por meio do odor resultante, se um tecido é ou não realmente daquilo que o fabricante anuncia. “Seda e lã, para citar um exemplo, têm cheiro de cabelo queimado. Já algodão, se assemelha a papel quando entra em combustão”, afirmou. Por último Jefferson de Oliveira explanou sobre as indicações de conservação e lavagem dos produtos têxteis, que, seguidas de modo correto, são capazes de aumentar a vida útil destes.

Pasqualina da Silva e Cristiane do Carmo Alfredo, representantes da ouvidoria do Ipem-SP, também dissertaram sobre como o instituto está presente no cotidiano e quais os cuidados a se levar em conta na hora de adquirir alimentos, além de cuidados com a balança, na compra do gás, ao abastecer o veículo e dicas relacionadas a medições na área da higiene, saúde e lazer.

A apresentação faz parte do Projeto “Cidadão consciente, consumidor inteligente”, parceria do Ipem-SP firmada no final do mês de fevereiro com o CIC – programa executado na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A proposta prevê um ciclo de palestras voltadas para educação do consumidor nos dez postos do CIC no Estado ao longo do ano. A cada mês será abordado um assunto diferente, com apresentações de equipamentos, demonstrações, distribuição de folhetos informativos e divulgação em painéis.

Programação Março

22/3 – 10h – CIC Leste – R. Padre Virgílio Campello, 150 – Encosta Norte – Itaim Paulista – Fone: 6562-2440

23/3 – 10h – CIC – Ferraz de Vasconcelos – Av. Américo de Trufelli, 60 – Ferraz de Vasconcelos

26/3 – 10h – CIC Sul – Av. José Manoel Camisa Nova, 100 – Jardim São Luís – Campo Limpo – Fone: 5514-0182

28/3 – 14h – CIC Feitiço da Vila – Estrada de Itapecerica, 8.887 – Capão Redondo – Fone: 5825-2444

28/3 – 14h – CIC Campinas – Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 92 – Bairro Vida Nova – Fone: (19) 3226-6161

29/3 – 14h – CIC – Francisco Morato – Rua Tabatinguera, 45 – Francisco Morato – Fone: 4489-3133

30/3 – 14h CIC Guarulhos – Avenida Capão Bonito, 64 – Bairro dos Pimentas – Fone: 6484-0809

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)