Palestra: A visão francesa das Relações Internacionais é tema de conferência na USP

Será no próximo dia 9 de março

seg, 06/03/2006 - 16h46 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP), através do Instituto de Relações Internacionais, promoverá, no dia 9 de março, quinta-feira, a conferência “A Visão Francesa das Relações Internacionais”, ministrada pelo professor Bertrand Badie, da Fondation Nationale des Sciences Politiques.

Bertrand Badie é professor do Institut d´Etudes Politiques de Paris, diretor do Ciclo Superior de Relações Internacionais  e Ciências Políticas e, desde fevereiro de 2002, diretor do Centro Rotary de Estudos Internacionais para a Paz e para a Resolução de Conflitos. Além disso, é pesquisador associado do Centre d´Etudes et de Recherches Internationales.

Na USP, Badie falará sobre as perspectivas elaboradas na França para compreender a vida internacional. A experiência francesa de dois conflitos mundiais, da colonização e da descolonização, bem como a da Guerra Fria, relacionada a uma história intelectual na qual se misturam a sociologia durkheimiana, a história social e a antropologia, conduzem a uma leitura distinta do atual predomínio anglo-saxônico. Durante a conferência, o professor apresentará as linhas de força que estruturam a pesquisa internacionalista na França e os laços que unem tal construção acadêmica à política estrangeira francesa.

A conferência será ministrada a partir das 17h30, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), na sala E-1, no andar térreo, e não há necessidade de inscrição prévia. O evento contará com tradução simultânea. A FEA está localizada à Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3091-6029.

Adriana Cruz

Assessoria de Imprensa da USP

C.A.