Palácios do Governo ficam abertos à visitação no feriado de Páscoa

Diversas obras de artistas consagrados, como Alfredo Volpi, Anita Malfatti, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, entre outros, poderão ser vistas pelo público

qua, 20/04/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os dois palácios do Governo do Estado de São Paulo na capital – o Bandeirantes (Morumbi) e o do Horto (Horto Florestal) – vão permanecer abertos à visitação pública no feriado de Páscoa. Eles oferecem à população a oportunidade de conhecer obras de artistas renomados, que vão do estilo clássico ao modernista. Nas exposições também são exibidos mobiliário e louçarias.

Na capital, a novidade fica por conta da exposição “Pioneiros da Cerâmica em Terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras” sediada no Palácio do Horto, residência oficial de verão do governador de São Paulo, que acabou de ser reformado. Por isso, além da exposição, o público vai encontrar outras surpresas: o piso e a escada da casa passaram por uma restauração que revelou o que estava escondido por carpetes. Os vitrais, ao lado da escadaria, atraem pela beleza. Por estar localizado dentro do Horto Florestal, a visita ao Palácio ainda proporciona um passeio pelo parque.

Aberta no dia 27 de março, a mostra no Palácio do Horto acontece até o dia 8 de maio. Há obras de um dos mais importantes mestres ceramistas do Japão, Toshiyuki Ukeseki, inclusive uma mesa posta somente com utensílios de cerâmica. A entrada é franca.

No Palácio dos Bandeirantes, situado no bairro do Morumbi, também na capital, está em cartaz a exposição “Panorama das Coleções – Acervo Artístico do Governo do Estado de São Paulo”.  Até 29 de maio serão exibidas cerca de 82 obras que fazem parte das 3.500 peças do Acervo Artístico dos Palácios. A mostra também traz mobiliário e louçarias.

Outro atrativo do passeio são as cerca de 2 mil árvores de diversas espécies dos jardins do Palácio, entre elas cerejeiras, ipê amarelo, ipê rosa, cedro-do-líbano, tipuana, jequitibá rosa, cedrinho, quaresmeira, jatobá, jacarandá mimoso, paineira, pata-de-vaca, pau-ferro, araucária, cerejeiras. A entrada é franca.

Em Campos do Jordão

No Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do governador, em Campos do Jordão, acontece a mais recente exposição do Acervo Artístico e Cultural dos Palácios. Inaugurada no dia 16 de abril, a mostra “Um Torneio Plástico – Modernistas e Vicente do Rego Monteiro” poderá ser vista até 26 de junho.

A exposição faz uma homenagem especial a um dos modernistas que pontuaram a história da arte brasileira: Vicente do Rego Monteiro. O Acervo dos Palácios possui quatro óleos sobre tela deste artista: “Maternidade Indígena” (1924), “Nu com Bola Vermelha” (1927), “Natureza Morta” (1969) e “O tênis” (1928). Além destas obras, há peças de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Antônio Gomide, Lasar Segall, dentre outros artistas.

O  Palácio Boa Vista tem área total de 817 mil m2, está cercado por bosques de quaresmeiras e mata nativa, sendo a maior parte delas formada por araucárias e manacá. A entrada custa R$ 5,00.

Serviço 

Palácio do Horto (Horto Florestal)
“Pioneiros da Cerâmica em Terras de Cunha – Caminhos e Fronteiras”
Endereço: Rua do Horto, 931, Horto Florestal, São Paulo-SP
Data: de quarta-feira a domingo e feriados
Horário: das 9h às 15h
Período da Exposição: de 27 de março a 8 de maio de 2011
Entrada gratuita
Informações: (11) 2193 8282 / acervo@sp.gov.br 
Agendamento necessário para grupo com mais de 10 pessoas

Palácio dos Bandeirantes
“Panorama das Coleções – Acervo Artístico do Governo do Estado de São Paulo”
Endereço: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2, São Paulo/SP
Data: De terça a domingo
Horário: das 10 às 17 horas
Período da exposição: 24 de novembro de 2010 até 29 de maio 2011
Entrada: grátis
Informações: (11) 2193-8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico para grupos escolares: www.acervo.sp.gov.br 

Palácio Boa Vista – Campos do Jordão
Um Torneio Plástico – Modernistas e Vicente do Rego Monteiro
Endereço: Av. Adhemar de Barros, 3.001, Campos do Jordão-SP
Data: De 4ª feira a domingo e feriados
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 17h
Período da Exposição: de 16 de abril até 26 de junho de 2011
Entrada: R$ 5,00. Maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha pagam meia-entrada. Entrada franca para alunos de escolas públicas e de entidades assistenciais (com autorização prévia) e para crianças de até 10 anos
Informações e Agendamento: Pabx (12) 3668-9700 e (12) 3662-1122 

Da Secretaria da Casa Civil