Palácios Bandeirantes e Boa Vista sediam encontro sobre museus

Profissionais do setor discutiram estratégias para despertar o interesse pelos palácios, museus casas e casas históricas

sáb, 24/11/2007 - 11h59 | Do Portal do Governo

O governo do Estado, a Casa Civil e o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, com o apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa, do Ministério da Cultura, realizaram, do dia 21 ao 23 desse mês, o “Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas”.

O evento reuniu profissionais brasileiros e estrangeiros em torno do tema “Atrair e Encantar: Desafios e Estratégias”. Foi abordada a importância de os museus renovarem as técnicas para chamar a atenção e manter uma comunicação mais eficiente com seu público.

O encontro teve início no Palácio dos Bandeirantes, na quarta-feira, 21, com a palestra de Ulpiano Bezerra de Menezes, comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, sobre o papel de um museu.

No segundo dia, ainda no Palácio dos Bandeirantes, o ponto alto foi a mesa redonda “Museus e Formação de Público: acervos de palácios, acesso e sustentabilidade”, tendo como coordenador Marcelo Araújo, da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Ana Cristina Carvalho, diretora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo falou sobre a gestão de acervos palacianos, dando como exemplo os palácios governamentais paulistas.

No terceiro e último dia do encontro, os participates subiram a serra para o encerramento das discussões no palácio de inverno do governo paulista, o Boa Vista, em Campos do Jordão. Lá, Ana Cristina coordenou um fórum de avaliação e propostas, conclusões e perspectivas. “Foi um encontro extremamente produtivo. É muito importante essa oportunidade que o atual governo está dando para o esclarecimento desse assunto”, disse Ana Cristina.

Os palácios que sediaram o evento têm um dos acervos mais importantes sob o ponto de vista histórico e artístico no contexto de palácios-museus.

O evento ofereceu inscrições gratuitas para profissionais, pesquisadores e estudantes da área e colecionadores de arte. Foram abertas 100 vagas para participantes e mais palestrantes de Portugal, Espanha, Peru e Estados Unidos.

Maria Eugênia Cruz

(C.C.)