Palácio dos Bandeirantes sedia evento em comemoração à Independência

Sede do Governo do Estado tem atividades voltadas especialmente para celebrar os 196 anos do momento histórico nacional

sex, 07/09/2018 - 18h03 | Do Portal do Governo

Entre os dias 7 e 9 de setembro, o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, abre as portas com atividades voltadas especialmente para celebrar os 196 anos da Independência do Brasil. A programação é voltada para destacar esse grande momento da história do País.

Vale destacar que mais de 200 obras do Museu do Ipiranga, Pinacoteca do Estado e Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo estão em exposição no Palácio dos Bandeirantes até dezembro. Além disso, o visitante tem oportunidade de ver a apresentação montada da Orquestra de Clarins da Banda da Polícia Militar, feita sobre 13 cavalos. Outros 7 animais, da Cavalaria do Batalhão 9 de Julho, farão a representação da tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo.

De forma inédita, as noites nos jardins do Palácio dos Bandeirantes serão mais culturais e iluminadas. De sexta-feira a domingo, das 18h às 19h, a partir desta sexta-feira (7) até 23 de setembro, apresentações que recontarão momentos anteriores à Independência.

Efeitos

De acordo com os organizadores, a história será revivida de forma animada e colorida, em uma grande tela artística com efeitos visuais que usam técnica moderna de projeção de luz mapeada em superfícies com relevo. Assim, a fachada da sede do Governo do Estado será usada como tela, com seus de 65 metros de largura e 32 de altura, para prestar uma homenagem à data.

Cada performance terá duração de cerca de oito minutos e reconta a viagem de Dom Pedro I, de Santos até as margens do Ipiranga, onde proclamou a Independência. Para isso, são usados projetores de alta tecnologia que somam 120 mil ANSI lumens de potência e foram produzidos pelo estúdio Visualfarm, especializado na técnica.

Mostra

Até janeiro do próximo ano, os cidadãos paulistas podem visualizar mais de 200 peças que estão expostas no Palácio dos Bandeirantes. As visitas são gratuitas e estão abertas ao público de terça-feira a domingo, de hora em hora, entre 10h e 16h. Educadores acompanham os visitantes para contextualizar as obras.

A sede do Governo Paulista, que também funciona como palácio-museu aberto ao público, reúne pela primeira vez, desde o início de agosto, em uma única exposição, os três acervos culturais mais antigos do Estado.

A mostra contém peças de valor histórico e cultural para os paulistas e para o Brasil, e estão divididas entre o hall, o mezanino e o 1º andar. É importante frisar que o Museu do Ipiranga passa por uma grande reforma, com previsão de reabertura em 2022, mas a população tem a possibilidade de ver parte das obras em exposição no Palácio dos Bandeirantes.

Entre os itens estão uma carruagem do final do século XIX, telas de Benedito Calixto e Antonio Ferrigno, móveis das elites paulistas que reproduziram um quarto e uma sala de palacete. Uma coleção de 50 ferros de passar roupas, entre outras dezenas de louças, também permanece à mostra.

Atrações

Além disso, uma reprodução da tela “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, faz parte da exposição. É importante frisar que a obra original não tem condições técnicas para o deslocamento do Museu Paulista. Por isso, a necessidade de reprodução da tela.

Outra atração é o ateliê de restauro que as pessoas podem conferir ao vivo: a maquete de gesso do projeto original do Museu Paulista, feita na década de 1880, que serviu para apresentar a iniciativa à sociedade e às autoridades da época. A maquete tem 5 metros de largura por 1,27 de altura e 3,16 de profundidade. É a primeira restauração em quase 140 anos.

Também integram a visita performances teatrais que representam uma discussão criativa de momentos anteriores à Independência do Brasil. As apresentações acontecem em todos os fins de semana.

SERVIÇO

Programação especial do Dia da Independência – Palácio dos Bandeirantes

Programação para os dias 7, 8 e 9 de setembro:

10h00 – Abertura para visitação com apresentação teatral
16h00 – Visitação expositiva
16h30 – Apresentação montada da Orquestra de Clarins, da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo (acontecerá apenas uma apresentação, no dia 7)
17h00 – Encenação da Independência do Brasil com o Batalhão da Cavalaria 9 de Julho – Pelas Ruas de 1822, nos jardins do Palácio.
18h30 – Projeção Mapeada – jardins do Palácio (seguirá nos dias 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de setembro).
19h – Encerramento das atividades