Palácio dos Bandeirantes se mobiliza contra o Aedes aegypti

Funcionários receberam panfletos e realizaram vistoria em seus ambientes de trabalho no "Dia D - de olho no mosquito"

qui, 17/12/2015 - 17h54 | Do Portal do Governo

O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, recebeu nesta quinta-feira (17) o “Dia D – de olho no mosquito”. Os servidores foram abordados por funcionários do Departamento de Recursos Humanos e por crianças da creche dos filhos dos servidores, em um grande empenho no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O objetivo é conscientizar os servidores sobre as doenças e fazer com que eles sejam multiplicadores das ações de prevenção e não proliferação do vetor Aedes aegypti. Além do acompanhamento já realizado pelo setor de limpeza, os colaboradores fizeram vistoria em suas salas.

Depois de realizar atividades educativas para aprender como evitar a proliferação do mosquito, as crianças visitaram as salas distribuindo folhetos da Secretaria da Saúde e dos desenhos feitos nas atividades de conscientização, tudo na companhia do personagem mosquitão.

De acordo com o médico sanitarista da Secretaria da Saúde, José Sica, a dengue só será controlada quando as pessoas conseguirem que o mosquito não prolifere nos ambientes domésticos. “O objetivo é que as crianças, com trabalho que elas fizeram sobre o Aedes aegypti, elas possam transmitir essas informações para todos os funcionários e que os funcionários divulguem também nas suas casas, em todos os locais onde eles frequentam, para que possam ser multiplicadores.”

Ainda de acordo com o médico, 90% dos locais onde o mosquito prolifera é sempre doméstico. “Se tivermos o cuidado de uma vez por semana limparmos a caixa d’água, os recipientes de vaso, vaso sanitário em local externo, especialmente garrafas e todos os locais onde possa haver o acúmulo de água, esse mosquito não vai proliferar”, afirmou.

Do Portal do Governo do Estado